Atracadouro Barra Sul apresenta 20 escalas de cruzeiro para temporada

Nesta semana o presidente do Atracadouro Barra Sul,  Julio Tedesco recebeu em seu empreendimento, para um café da manhã de ideias, autoridades, imprensa, entidades e trade turístico da região. O Atracadouro Barra Sul é o pioneiro no recebimento de navios transatlânticos em Balneário Camboriú. Conforme o Viva Balneário noticiou a grande movimentação que o MSC Preziosa fez no último mês de abril, quando foi o primeiro a atracar em frente a Praia Central de Balneário Camboriú.

Júlio Tedesco apresentou histórico da trajetória do seu grupo em BC.

É fato que o Grupo Tedesco tem anos e anos de investimentos turísticos na Barra Sul. No último mês de abril, o primeiro navio a chegar na cidade era o teste definitivo para saber se a cidade teria condições de ser um destino para os enormes transatlânticos e os milhares de turistas que todos os anos, neles usufruem de seus momentos de férias e lazer. Bingo! A chegada foi um sucesso.  No evento desta semana, o empresário Júlio Tedesco fez um apanhado sobre a trajetória de sua família, pioneira em Balneário Camboriú e também sua própria trajetória frente aos negócios da empresa. É sabido e também noticiado no Viva Balneário, o interesse de outros grupos na tentativa de explorar o canal do Rio Camboriú, para a chegada de navios. Um destes projetos se chama “BC Port”, que seria um grande projeto de cais de porto de navios de turismo, mas com a construção, em cima da lâmina de água do Rio Camboriú e do mar da Praia Central, de um mega centro de divertimento e hospedagem. O projeto BC Port é mega e carece de investidores, em torno de R$ 350 milhões, mas até hoje, a empresa não apresentou investidores e muito menos todas as autorizações para construir o grande empreendimento.

Na sua fala em torno da criação do Atracadouro Barra Sul e a chegada do primeiro navio, Júlio Tedesco deixou escapar que o grupo rival, tentou melar a chegada do MSC Presioza no último mês de abril. “Tivemos que correr contra o tempo, mas acabamos conseguindo mostrar para a Marinha que estávamos certos e preparados para receber os barcos no atracadouro”, disse o empresário. O fato é que a Família Tedesco está na cidade há mais de 50 anos e investiu na cidade em diversos equipamentos turísticos, com grande destaque para o teleférico do Parque Unipraias, o principal equipamento turístico da cidade nos dias atuais entre outros feitos. O mais importante é destacar que ao longo dos últimos 10 anos, Tedesco vislumbrou para a cidade, a parada de navios de cruzeiros. Hoje apenas Itajaí, Florianópolis e Porto Belo haviam as paragens, sendo que Itajaí, a embarcação parava junto ao Rio Itajaí, mas a cidade não acompanhou a novidade e o atrativo não ficou mais atrativo para os milhares de turistas que poderiam chegar por ali.

O mais preparado e com operação efetiva

Desde abril o Atracadouro vem mostrando ao mercado de cruzeiros que é o mais preparado e mais palpável empreendimento em atividade que pode suprir e receber bem os turistas. O navio teste recebido, foi um sucesso e as companhias de cruzeiros passaram a se interessar pela parada em Balneário Camboriú. Há alguns anos a cidade alcança como líder e como principal polo indutor de turismo da região sul. Com a possibilidade do mercado de atracação de navios de cruzeiros na cidade através do Atracadouro Barra Sul, as expectativas são muito maiores. Júlio Tedesco sabe disto e sempre esteve à frente deste nicho. Na primeira temporada de navios, com as 20 paradas e um grande número de turistas, a expectativa é que cerca de R$ 40 milhões sejam injetados na economia local em apenas uma temporada. Por isso a confiança do mercado de navios de cruzeiros em empresas locais, consolidadas e com ampla experiência em administrar equipamentos de turismo do porte do Atracadouro Tedesco. A tendência é que o empreendimento deixe a concorrência para trás e se consolide totalmente como operador de navios de cruzeiros na cidade.

Marco Ferraz fez uma explanação importante sobre o mercado de cruzeiros no Brasil e no mundo.

O encontro desta semana organizado por Tedesco, teve seu ápice na importante explanação de Marco Ferraz, que é presidente da Associação Internacional de Companhias de Cruzeiros – Brasil, a CLIA-Brasil, que realizou uma palestra para os convidados sobre o mercado de dos cruzeiros marítimos no Brasil e no mundo. Ferraz apresentou dados do setor e seus impactos na economia e turismo. Ferraz reiterou elogios à infraestrutura e à localização do Atracadouro Barra Sul. “Para esta temporada de verão, podemos dizer que Balneario Camboriú é a cereja do bolo, com o melhor terminal de cruzeiros do país. O Atracadouro Barra Sul é perfeito tanto para as companhias de cruzeiros quanto para os passageiros. As instalações são modernas, amplas e confortáveis. A localização é privilegiada e próxima a importantes atrativos turísticos como a praia, bondinho aéreo, passeios náuticos e transporte para outras localidades. É inclusive uma das melhores estruturas da América do Sul” avaliou. Ainda nesta avaliação, Ferraz fez comparativos com cidades do Norte e Nordeste que receberam do Governo Federal, investimentos para atracadouros, visando os jogos olímpicos e também a Copa do Mundo, em ambos os locais, a dificuldade foi gestão e principalmente a estrutura que acabou ficando inócua ou ineficiente.

Escalas confirmadas 2017/2018

Transatlântico MSC Preziosa BC

MSC Preziosa da MSC Cruzeiros confirmou 7 paradas do navio na temporada 2017/2018.

O Atracadouro Barra Sul aproveitou o evento da última segunda-feira para confirmar as escalas que serão recebidas no atracadouro na temporada 2017/2018. Serão 20 paragens no atracadouro com os navios MSC Preziosa, Pullmantur Sovereign e COSTA CRUZEIROS.

Escalas Confirmadas de Navios
ATRACADOURO BARRA SUL
2017/2018:

✔NOVEMBRO/2017
21 – MSC – Preziosa
27 – MSC – Preziosa

✔DEZEMBRO/2017
2 – MSC – Preziosa
17 – PULLMANTUR – Sovereign
27 – PULLMANTUR – Sovereign

✔JANEIRO/2018
3 – PULLMANTUR – Sovereign
12 – PULLMANTUR – Sovereign
20 – PULLMANTUR – Sovereign
28 – PULLMANTUR – Sovereign
29- COSTA CRUZEIROS

✔FEVEREIRO/2018
5 – PULLMANTUR – Sovereign
6 – COSTA CRUZEIROS
8 – COSTA CRUZEIROS
14 – PULLMANTUR – Sovereign
23 – PULLMANTUR – Sovereign

✔MARÇO/2018
3 – PULLMANTUR – Sovereign
18 – MSC – Preziosa
25 – MSC – Preziosa
30 – MSC – Preziosa

✔ABRIL/2018
7 – MSC – Preziosa

Rafael Weiss

Jornalista, sócio do Viva Balneário, pós graduado em Jornalismo Empreendedor, músico ocasional, trabalha com assessoria de imprensa e marketing político desde 2000.