Busca avançada

Caução de Imóveis

Caução de Imóveis

Para fazer a locação de uma casa ou apartamento, normalmente, as imobiliárias pedem sempre uma garantia como, por exemplo, fiadores. O número varia de acordo com a região do país, mas em algumas regiões são pedidos até três fiadores. Esse trâmite acaba inviabilizando o fechamento de muitos negócios, visto que arranjar pessoas que deem um imóvel como garantia não é nada fácil de conseguir. Por isso, algumas imobiliárias ou locadores acabam adotando o sistema de caução de imóveis.

O que é caução de imóveis

Basicamente, a caução serve como uma garantia para que o locador não tenha prejuízos no caso de inadimplência do locatário. Também serve para dar segurança ao dono do imóvel para o caso de quaisquer prejuízos causados pela pessoa que locou a casa ou apartamento.

A caução de imóveis funciona da seguinte forma: o locador dá como garantia o valor de até três aluguéis para o locador. A garantia pode ser em forma de um cheque-caução, depósito caução ou depósito cautelar. O valor é pago no mesmo momento do fechamento do contrato de aluguel. Em hipótese alguma, a garantia deve ser paga antes da assinatura de contrato de aluguel.

O valor pago na caução imobiliária deve ser depositado em uma conta bancária e deve ser devolvido com juros após o fim do contrato de aluguel. A caução poupança deve ser aberta em uma conta conjunta entre locador e locatário. Algumas pessoas ainda têm dúvidas sobre o que é caução poupança, justamente por se tratar de um conceito amplo. Mas basicamente, é o procedimento descrito acima.

Como a conta é conjunta, só é possível fazer saques nas seguintes situações: se o locador tiver autorização do locatário, o locatário tiver autorização do locador ou por meio de sentença judicial. No último caso, o dinheiro sempre é retirado após longos períodos.

Ainda há outras categorias de garantias de aluguel. Há a caução real e a fidejussória. A real nada mais é do que o uso de alguns bens duráveis (como carros ou imóveis) como garantia para o aluguel. A garantia é dada normalmente pela hipoteca do bem durável. Já a caução fidejussória é quando um fiador dá a garantia do aluguel. Ela pode ser com o depósito ou com uma garantia de bem durável.

A lei do inquilinato afirma que deve ser prevista a caução de imóvel em contrato de locação. O procedimento deve ser feito tanto para imóveis urbanos como rurais. Seja como for, não há dúvidas de que a caução de imóveis é um dos procedimentos mais simples de ser feito para um locatário garantir a locação de um imóvel.

Viva Balneário
Viva Balneário: Portal de imóveis em Balneário Camboriú e região. Cadastre seu imóvel gratuitamente!

Compartilhe esta ideia >

  • Joana Jeronimo

    boa tarde tenho uma duvida e se não chegar a celebrar a totalidade do contrato estabelecido, a cauçao e devolvida na mesma ao inquilino?
    obrigada

  • roger avila

    olá aluguei um imóvel com deposito caução, acabou o contrato já entreguei as chaves fizemos o destrato tudo ficou ok. e até hoje não recebi meu dinheiro de volta corrigido. é caso de justiça. ai entra danos??? quais??? já faz um ano que entreguei as chaves..

    • vanderlei

      Olá Roger, a caução deve obrigatoriamente ser devolvida momento do encerramento do contrato, no teu caso podes tentar notificar o locador, pois o poder judiciário tem entendido que a responsabilidade é do locador e não da imobiliária que somente faz a representação do mesmo, mas se não lograr êxito deverá buscar a via judicial….abraço

  • [email protected]

    Entreguei um ímovel esses dias,quanto tempo tenho que esperar para receber o caução.

  • debora

    olá , meu caso é que eu paguei 2 meses quando fui entrar na casa e só fiquei 1 mes nela e não me devolveram o valor e ainda por cima querem que eu pague uma conta de 40, 00 que eu nem gastei o que eu faço ? eu trato com o proprio proprietario não é por imobiliaria ??? me ajudem ?

  • Alice

    Pode me tirar uma duvida? Bom, no meu caso, foi aluguel de um quarto em um apartamento. Paguei caução referente à um mês + aluguel no dia da mudança. E tive que sair sem poder avisar ao locador com antecedência.
    A questão é, devo pagar alguma taxa extra? Ou o caução me dá algum benefício, de poder sair sem avisar antecipadamente, por exemplo.

    • vanderlei

      Alice, a caução cumpriu a sua função que é uma garantia, tanto para o locador; quanto para o locatário, já sendo uma indenização pelo não cumprimento de uma obrigação, desta forma não há nada a ser pago….Abraço

  • Emília

    Olá,me tira uma dúvida:loquei um apto há + ou – 7 meses e fiz o contrato no período de 1 ano e paguei o caução no valor de 3 alugueis e + 1 mês de aluguel adiantado.Infelizmente precisarei me mudar e ao entrar em contato com a imobiliária descobri que a corretora quer me cobrar 20% do valor anual do aluguel,de multa.Esse procedimento é correto?

  • Daniela Couto

    Olá, por favor gostaria de tirar uma dúvida… Aluguei uma casa e o contrato de 6 meses terminaria dia 21/01/14 e me avisaram q irão sair dia 29/12/13, ou seja, não cumpriram comunicar o prazo de 30 dias antes… Tenho que devolver o caução?

  • Amanda

    moro de aluguel a três anos no mesmo imóvel, gostaria de saber se é correto o proprietário todo ano quando renova contrato me pedir caução. Não devo aluguel estou em dias. Pago o aluguel até antes da data de vencimento. o caução sempre é de um mês adiantado.

    • Weber Batista de Miranda

      Tente sair deste imóvel. Se eles devolverem a caução(o que duvido) vc saberá se agiram certo ou não… Se está no meio de um contrato em aberto, não tem essa de depositar toda hora…. Use a mesma caução ….

  • Cristina Capri

    Boa tarde!
    Alugo uma casa com contrato de aluguel de 6 meses,
    o inquilino pagou 2 meses de caução em 19 outubro de 2013,
    em novembro pagou o aluguel certinho ,só que hoje 21-01-14 já está atrasado o aluguel 2 meses e 2 dias, gostaria de saber o que devo fazer…

    • Victor Torres

      Não pode movimentar essa caução a não ser na rescisão contratual, se o contrato estiver perto do vencimento pode fazer um acordo com o inquilino de debitar o valor devido da caução e devolver o restante, se houver.

  • Leticia

    O que posso fazer se o proprietário do imovel devolve caução para imobiliária e a imobiliária não devolve o dinheiro ao inquilino??? Posso abrir BO ou só com ação judicial???

  • Henrique Oliveira

    gostaria de ver as respostas deste forum

  • Talita Amaral

    Olá, quero alugar uma casa, só que a imobiliaria só aluga se tiver um fiador, ou se optar pelo deposito de 10 meses. Esse deposito é correto? O maximo não seria 3 meses de deposito?

    • Stefany Araújo

      Este depósito que a imobiliária está pedindo não é contra lei, porém a pessoa tem que ter um certo poder aquisitivo pra pagar 10 meses de aluguel. Eu trabalho em uma imobiliária e geralmente se a pessoa não tem fiador a gente pede 3 meses de aluguel adiantado, ou o seguro fiança.
      Espero ter lhe ajudado.
      Abraço !!

    • Weber Batista de Miranda

      Se for pagar 10 meses adiantado, para quê servirá a imobiliária?… Beem melhor um contrato direto como o proprietário

  • PRECYLA BIAVATTI

    Posso depositar cheque caução? A minha inquilina ao assinar contrato de locação no cartório com firma reconhecida, me deu cheque caução, conforme minha exigência e descrito no contrato. Na vdde era para ela ter depositado o valor, mas me deu em cheque, então depositei. Porem não tinha fundos, ficou braba pq o banco esta cobrando juros do cheque especial dela e quer que eu pague, pra não houver mais desentendimentos, devolvi o valor do cheque, mas preciso de minha garantia, já que não tem fiador. Ela achou que eu guardara o cheque comigo e não depositaria. Mas se ela sustar cheque qual minha garantia se ela não pagar aluguel? Cheque que u saiba tem validade só de 6 meses e o contrato é por 1 ano. O que é o seguro fiança ou seguro locatício? Se a inquilina não pagar algum mês de aluguel, quanto tempo posso pedir o apto de volta? Qual órgão procuro pra fazer ela me pagar o que deve? Aguardo retorno: PRECYLA BIAVATTI.

  • Lais Nascimento

    tenho uma duvida pagando os 3 meses do aluguel como caução o primeiro aluguel so vencera apos 30 dias apos o locatário estar morando no imovel?

  • Sheila Reikdal

    A caução em dinheiro é diferente da caução de bem imóvel. As modalidades de garantias não se confundem, não se misturam e é considerado contravenção penal (Artigo 43 desta lei) que o locador ou imobiliária exija mais de um tipo de garantia.
    Segue link da Lei do Inquilinato, Lei 8.245/91 , a qual regulamenta a maioria das locações imobiliárias.
    Em tempo, locador é o proprietário do imóvel e locatário/inquilino é a pessoa que ocupará este imóvel por determinado período.

  • Adriana Michelon

    Olá.

    Ia alugar uma casa, mais para garantir o aluguel o locador pediu
    caução de 2 vezes o aluguel da casa, paguei dia 03/04/2014 a quantia
    estabelecida. No dia 02/04/2014 recebi o contrato, assinei e entreguei a
    locadora, porem combinamos que a data de inicio do contrato seria 1/05/2014 e que era pra colocar isso no contrato. So
    que no final do contrato tem uma data, essa data é do dia 14/04/2014 (exemplo: Salvador, 14 de abril de 2014). Quando
    foi no dia 12/04 eu fui ver a casa novamente e ela não estava do jeito que
    tinha visto antes (quando fui ver a primeira vez , ainda tinha gente morando)
    não vi tudo direito, a casa estava sem pintura, chuveiro caído, as tomadas são
    fora de padrão etc, resolvi não continuar com a locação.

    Quando fui pedir meu dinheiro de volta, o dono da casa não quer
    devolver, isso é legal?

    Algumas considerações:·
    No contrato não tem a clausula que tenho que pagar fiança, ter
    fiador, dar caução…·
    A data que fica no final do contrato é de 14/04/2014, desistir
    da locação em 12/04/2014 (foi pessoalmente, por telefone e por whatsapp); não
    mandei email.·
    O contrato tem inicio em 1/05/2014;
    ·

  • Shirley Ap. de Lima

    Fiz um contrato de 30 meses paguei com cheque caução de tres aluguéis o fiador depois de 14 meses eu mudei a imobiliária quer cobrar juros é justo isso ?

  • Gleiciane Camelo Martins Rosa

    Tenho um contrato feito no dia 15/04/13, foi pago 1 caução quando entrei e a mensalidade. Ainda estou no imóvel, o término do meu contrato foi 15/04/14, paguei o último mês nessa data. Ainda estou morando, ainda preciso pagar, e o caução:

  • DANILO

    MEU PAI FOI MEU FIADOR DE UM IMOVEL PARA MIM MAS NAO TIVE CONDICOES DE PAGAR A IMOBILIARIA NAO QUER ACEITAR MINHAS CONDICOES DE PAGAMENTO DE MULTAS E DEBITOS RESTANTE DE CONTRATO ESTAO QUERENDO COBRAR DO MEU PAI É VERDADE QUE UMA PESSOA PARA SER FIADOR DE UM IMOVEL ELA TEM QUE TER NO MINIMO DOIS IMOVEL

    • Jean Bass Araujo

      As condições quem estabelece é o locator e a imobiliria se a exigencia for essa então não tem o que fazer, mas o normal é que seja sim no minimo 1 imovel como pertence do fiador

  • Ronaldo

    Bem gostaria de saber caso não tenhamos mais interesse
    em continuar no imóvel ,após 5 meses de uso e contrato de
    3 anos se e possível receber a caução de volta.
    Com os juros deste tempo sem qualquer dano.

    • Wilson Gomes Vieira Gomes Viei

      o problema, é que o proprietário, pode
      exigir compensações ao receber o
      imóvel com apenas 1/5 do contrato
      fechado, voçe, vai ter que negociar,
      pois, é por isto, que chama contrato.
      ele, vale para as duas partes,se ele
      te pedisse o imóvel nesta mesma
      condição.
      pense nisto.

      wilson

  • Lorena Morsch

    Tinha um contrato de aluguel com uma imobiliária que venceu no último dia 31/05/2014. No início do contrato paguei caução referente a 3 aluguéis. No ano seguinte cobraram mais outra caução. Paguei. A imobiliária avisou que o aluguel teria reajuste ao término do contrato em maio e que eu deveria pagar outra caução para continuar no imóvel. Como não tenho recursos para isto, dei o aviso prévio de 30 dias e entreguei as chaves do apartamento. Agora passados quase dois meses a imobiliária está cobrando uma reforma de mil reais mais os dois meses que estão correndo mesmo sem eu morar lá. E a caução para que serve? Eles dizem que morreu o dinheiro desta caução. Mas o aluguel nunca foi atrasado. O locador não teve prejuízo algum, só esdá se locupletando encima de uma locação que já venceu e o imóvel está desocupado. Por favor me responda.

    • Weber Batista de Miranda

      Imobiliária 171

  • Adair Junior

    Tenho um contrato com uma imobiliária que cobrou um calção de 4x o valor do aluguel. Agora quero sair e estou achando a atualização errada, pois eles atualizaram com apenas o índice da poupança, sendo que o dinheiro na poupança rende o índice mais SELIC. Como é feita esta conta? Na outra imobiliária estão pedindo 6x o valor do aluguel isso é lega?

  • Geislania Botelho Martins

    BOA TARDE
    ALGUÉM PODE ME AJUDAR
    ENTREI NO IMÓVEL NO DIA 03/07/2013 E DEI DE CALÇÃO UM VALOR DE 1.000,00 REAIS SÓ
    QUE DO DONO DO IMÓVEL FALOU QUE ERA PARA PINTURA E SE QUEBRASSE ALGUMA COISA E NÃO QUER ME DEVOLVER O DINHEIRO O QUE DEVO FAZER PORQUE O MEU CONTRATO VENCEU DIA 03/07/2014.ME AJUDEM …

    • gil

      vai no juizado de pequenas causas,é gratis e vc nao precisa de advogado.mas ao devolver a casa vc tem que entregar no mesmo etsado qua a encontrou

  • Sara santos

    Cauçao é um mês a mas …ex quando a gente entra num casa paga o cauçao e com um mês paga o aluguel normal neh ai quando a gente for querer sair da casa no mês q for sair nao paga é assim ???

    • JOSÉ DE SOUZA MORAES

      Sara, caução é a garantia do proprietário que no final do contrato, o mesmo será entregue em perfeitas condições. Ele serve para cobrir possíveis danos causados ao imóvel, pelo inquilino. Nos casos de alugueis regidos por contrato, se houver, ele deverá obrigatoriamente constar no mesmo.

  • Lita Azevedo

    Bom dia, estou com dúvidas a respeito de calcionar… Estamos tentando comprar uma casa financiada pela Caixa, no entanto a imobiliária solicitou que fizessemos um caução de 1.000, fizemos de acordo como foi solicitado, ela nos informou que o financiamento foi aprovado, no entanto não nos deu nada para assinar costando o valor caucionado.

    • Wilson Gomes Vieira Gomes Viei

      abra os ólhos, e fica esperto.

      wilson

  • Antonio Moraes

    Estou alugando um apartamento para uma empresa devo pedir caução e posso pedir o depósito dos 2 primeiros meses de aluguel.

    • Weber Batista de Miranda

      Peraí, tu está pedindo a caução (3xaluguel) + 2xaluguel…. Boa sorte!!

    • Wilson Gomes Vieira Gomes Viei

      pedir depósito, é um direito seu, o
      problema, é devolver com juros e correção, afinal de contas, o
      proprietário do imóvel, não é cx econômica. voçe, tem que colocar no
      contrato, de forma que voçe possa
      devolver este depósito como aluguel
      nos últimos 2 ou 3 meses do contrato.
      se o inquilino aceitar, é válido.

      wison

  • Eliete Lima

    Gostaria de saber se o locador pode cobrar juros em cima do caução? Meu filho alugou um imóvel e deu como garantia 3 meses o valor do aluguel como caução, só que ficou para acertar uma pequena quantia que no momento ele não dispunha, então o locatário quer cobrar juros deste restante, é legal este procedimento?

    • Jean Bass Araujo

      Não é legal Eliete, a forma caução é um meio de garantia para o locador de que o locatario vai cumprir os termos do contratado se o locator aceitou o seu filho acertar apenas parte da caução será guardado apenas essa parte e futuramente caso seu filho não cumpra o contrato o locator terá direito a essa caução ou caso o contrato seja encerrado e os termos estabelecidos sejam cumpridos o seu filho recebera a caução corrigida!

      espero ter ajudado.

      • Alexandre Borges

        kkk deixa ele cobrar os juros. Quando vcs sairem, cobrem os cauções com juros inclusive sobre os juros dele. ;)

        • Wilson Gomes Vieira Gomes Viei

          alexandre, o proprietário, não vai devolve nem o calção, quanto
          mais os juros, fala sério.

          wilson

      • asmoodeu

        Que porra de calção!!! Meu negócio e tirar a calcinha da porra da Dona da casa e meter na buça dela!!!

    • Wilson Gomes Vieira Gomes Viei

      no mínímo o proprietário, é judeu.

      wilson

      • asmoodeu

        Kkkkk…e ainda tem gente que defende essa raça ruim

  • cris

    aluguei uma casa nao me agradei isso faz 3 dias e dei caução,agora a proprietaria nao quer me devolver o que faço?

    • Babalu Soares

      olha amiga……….. não faz nada agora… mas qdo vc for sair… não paga o mês de deposito… e se vc for inteligente… depedra tudo esse muquifo qdo vc tiver de mudança………… se quiser uma ajuda minha me chama no wts… a gente fecha o registro e ranca as torneira… o chuveiro… picha as paredes (vadia, galinha bem grande)… ranca as tramelas ou entope as fechaduras… quebra os vidros………… Comigo e assim gata! Escreveu não leu o pau comeu!!!!!!!!!

      • Fabiane Melendes

        vagabunda, ordinária, vai trabalhar e comprar tua própria casa, por isso fica jogada as traças de casa em casa ou seja de galinheiro em galinheiro

        • asmoodeu

          Kkkkk…essa Babalu Soares e uma comedia….e pior que ela esta certa…essas donas de casa de aluguel são uma raça do inferno… Pior que agiota…com essas desgracas e a na lei do “venha nos”…só pensam nos lucros…muitos cobram 700 ou 800/reais em verdadeiros porões….tem que detonar tudo mesmo esses pardieiros em caso da dona ser uma mau comida que gosta de humilhar….

          • Renan Leite

            voce não é obrigado a pagar 800 pra morar em lugar nenhum..

          • Wilson Gomes Vieira Gomes Viei

            renan, só cobra 800,00 de aluguel, quem tem imóvel.

            wilson

          • Renan Leite

            wilson, oque você falou não fez o menor sentido.

            renan

          • Wilson Gomes Vieira Gomes Viei

            renan,a resposta, é devido aos riscos quando se aluga um imóvel, voçe, não imagina a dor de cabeça, e no bolço que dá certos inquilinos, então; é por isto, que tem que valorizar o aluguel do imóvel.

            wilson

            2015-05-08 1:13 GMT-03:00 Disqus :

          • Wilson Gomes Vieira Gomes Viei

            cara, eu tenho 4 imóveis alugados, que me custaram bem caros,
            porque voçe não vai na caixa, e compra um imóvel?, rapidamente, vç.,mudar a sua visão a respeito dos proprietários
            de imóveis.

            wilson

          • asmoodeu

            Tomara que os inquilos pixem e depredem tudo esses muquifos qdo saírem!!! Vai ser bárbaro!

        • Wilson Gomes Vieira Gomes Viei

          babalu, e fabiane, vamos montar um ringue, e resolver tudo
          isto no tatame, ok, é melhor do que voçes ficarem se ofendedo.

          wilson

      • http://stencilstrass.com.br Stencilstrass

        entope os encanamentos, joga oleo queimado dentro dos quartos e não esqueça de encher de cagar nos comodos …

        • Wilson Gomes Vieira Gomes Viei

          eu não alugaria para
          voçes, nem a casa do
          meu hidrômetro, quanto
          mais um imóvel.

        • asmoodeu

          Kkkkkk….arrasou!!!! Vou anotar!

    • Wilson Gomes Vieira Gomes Viei

      cobra na policia.

  • Babalu Soares

    quando eu alugo uma casa e a raparigada da dona me humilha eu qdo me mudo quebro tudo!!!!!!!!!!!!! lampadas, torneiras, portas e ainda picho vadia bem grande na parede!!!!!!!!!!!!! Ai como eu sou bandida!!!!!!!!!!!! adoooooooooooooooro!!!!!!!!!!!!!1

    meu wtts e 98311 ..5122

    • Fabiane Melendes

      vadia é vc, eu construi minha casa com grande sacrifício, aluguei de boca com muita humildade, não exigi nada e cobrava um aluguel simbólico, quando fiquei grávida tive que pedir a casa, pedi com maior educação e dei 60 dias p ela sair, ela saiu e fez como vc quebrou tudo, quem é a VADIA aqui????

      • asmoodeu

        Aposto que vc humilhou a pobrezinha e agora fica pagando de boa samaritana!!!

      • asmoodeu

        Kkkkk…se fosse eu além de depredar esse lixo de buraco que vc chama de Casa ainda te dava uma surra e enchia sua barriga de bicuda, vaca!

    • http://stencilstrass.com.br Stencilstrass

      Eu amo as bandidas.. he he

  • Franklin Santos

    Paguei o calção no dia de assinar o contrato 14/09/13,e saí da casa no dia 18/10/14,tenho direito a meu dinheiro de volta? o dono da casa não quer me pagar,sendo que efetuei normalmente todos os meus débitos,meu contrato venceu em setembro e ele me pediu a casa depois,que lei me cobre nessa situação?

    • Rogerio

      Ele tem que descontar 1 mes e 4 dias o resto e apropriacao indebita cadeia nele.

  • Betania Pereira

    paguei 2 meses de caução no valor do aluguel no dia 06/0914, no dia 06/10 e 06/11 as demais alugueis… pedi rescisão de contrato no dia 14/11.. so que a imobiliária quer que eu pague a multa que e tres meses o valor do aluguel, quer que eu pague mais esse mês que vence so no dia 06/12 e disse que so me devolve um mês do valor do caução…esta certo isso?

    • Rogerio

      Procure a delegacia mais proxima eles estao te lezando isso e crime. Leia na internet sobre lei do inquilinato.

  • Juliana

    Aluguei uma ksa no valor de 700 e o caucao seria 2 meses que no caso da 1400,00 o contrato foi feito dia 27/01/2014 mas meu marido foi transferido mas avisei que mudaria com uns 20 dias de antecedencia e sempre paguei o aluguel em dias tenho direito a receber o caucao de volta?

    • Rogerio

      Claro mas vai ser descontado a multa de um mes proporcional a porcentagem restante do periodo do contrato se faltar 50% do tempo desconta 50% do valor de um mes.

  • Thais Quintiliano Morais

    Por favor, quero alugar um imovel e fiquei com a seguinte duvida, no caso qnd eu entrar no imovel terei de pagar os 3meses de cauçao mais o valor do aluguel? Ou somente a cauçao e no mes seguinte o valor do aluguel?

    • Rogerio

      O aluguel senao for temporada nao pode cobrar adiantado isso da cadeia.

  • Ariane De Oliveira Santos

    gostari de saber se eu inquilino posso ussar o mes q dei deposito como omes referente au alugueo

    • Rogerio

      Nao deposito de caucao e so depois de terminado o contrato a nao ser que seja negociado com o proprietario de uma maneira informal ou amigavel.

  • cristina miranda

    Paque 1 mes como calção, o propretario nos pediu o móvel, com o termino em 31 de janeiro, saindo antes do termino, terei direito de ser ressacido ?

  • Katia cilene mueller

    Olá,
    Aluguei uma casa e dei o Caução de 3,900 referente a três meses de aluguel, tive que fazer reparos emergenciais para continuar na residência dentre elas trocar fusíveis para disjuntores pois toda vez que ia tomar banho queimava um dos fusíveis.Por falta de entendimento na leitura do contrato não comuniquei antes a imobiliária mas o proprietário que mora no mesmo quintal sabia do problema porque eu o chamei para verificar. Quando terminei os consertos procurei a imobiliária para falar sobre os valores gastos e a dona pediu para procurar o proprietário o mesmo disse que tinha que falar com os irmãos e isso já fazem 7 meses. Numa conversa informal com o proprietário um dia depois da mudança fiquei sabendo também que a caixa d’ água não estava mais ligada ao chuveiro e a torneira pia da cozinha mas ele me disse que não tinha problemas pq era raro faltar água, mas veio a falta de chuvas e o racionamento de água na cidade de sp então estou desde julho tomando banho de balde o que é inadmissível pelo valor de 1300 que pago de aluguel. Como não houve um acordo sobre os valores nem falei sobre este problema da caixa pq ele sendo dono sabe da situação. Em resolvi mandar uma notificação e estou no aguardo de um contato de ambos (imobiliária e proprietário ) para resolver essas pendencias.
    Minhas perguntas são:
    Eles terão que me ressarcir dos valores gastos pelos consertos emergenciais?
    Se caso resolver não ficar mais no imóvel pela falta de compreensão de ambos e por outros motivos como barulho do proprietário e outro vizinho em horários que não posso descansar, o fato de não saber o que é um bom banho de chuveiro a não ser nos fins de semana quando tem água até as 15 horas receberei meu caução de volta?
    Agradeço se alguém puder me ajudar .
    Abraços

    • Rogerio

      O imovel tem que ser entregue funcionando todas as instalacoes para o fim que foi alugado entao sao reformas necessarias a imobiliaria e obrigada a descontar do proprietario a caucao e devolvida integral e com juros a nao ser que vc esteja devendo o aluguel ou tenha causado danos no imovel.

  • tiago

    Eu paguei 900 reais de calção .. Só queria saber ..se caso eu saia da casa ..sem cumprir os três meses que tenho de direito pelo calsao ..eu teria direito a esse dinheiro??sei que tenho que pagar a multa .. Mais quero saber se tenho direito a uma parte desses 900 reais .. Por favor me responda .. tiagotuin466 @gmail.com .. Obrigado

    • Wilson Gomes Vieira Gomes Viei

      tiago, isto depende do acordo que foi feito entre voçe, e, o proprietário no
      ato da assinatura do contrato. se voçe, concordou em que a devolução do
      depósito fosse em forma de aluguel,e agora voçe mudou de idéia, e quer
      sair antes dos 3 meses, então voçe quebrou o acordo, e vai ter que
      negociar com o proprietário.

      wilson

      • tiago

        Muito obrigado .. me ajudou muito
        Em 11/05/2015 11:52, “Disqus” escreveu:

  • Lisane

    Alugeui um apartamento em 2013 e paguei um aluguel no valor de 800 reais adiantado no dia q peguei as chaves. No final do ano passado o proprietario vendeu o imovel e me pediu o mesmo, no dia 10/01 paguei o aluguel normalmente e no dia 10/02 entreguei o imovel ao proprietario, tenho direito a receber esse deposito adiantado de volta?

    • Helder Perazzo

      Tendo em vista, a situação narrada. Você pagou para morar, ou seja o ultimo mês que residiu no imóvel estava pago.
      O que não poderia acontecer é você pagar em 10/02 e desocupar o imóvel.
      Por tanto não tem direito a restituição do valor pago.

    • Rogerio

      Nao mesmo so e vc conferir qts meses vc pagou e qts usou. Vc pagou um pra entrar e no ultimo pagou adiantado tbm. Entao nao tem mais nada.

  • Natane Ribeiro

    Estou tentando alugar um imóvel e a imobiliária está pedindo 6x o valor do aluguel a ser deposito numa conta bancária da própria imobiliária. A corretora disse que o valor é devolvido no fim do contrato (quando nos mudarmos) e que não é abatido nos últimos meses de aluguel. Gostaria de saber se a imobiliária pode fazer isso realmente e como posso agir sem que me comprometa a perder o imóvel…? Obrigada.

    • Jósé Maria Greco

      Pela lei é até 3 aluguei só

  • Claudia Fariaa

    Ola!! Irei alugar um imovel, a proprietaria esta pedindo o deposito ( 3x o valor do aluguel) e o mesmo sera feito para pintura do imovel.
    Como ela ira utilizar o deposito para pintura, creio eu que nao ira depositar em conta.
    Isso esta correto?
    Ela falou que com o deposito pintaria a casa e que eu ( inquilina) poderiar entrar na casa 15 dias depois, quando estivesse tudo pronto.

    • Elizasousa

      Claudia, não sei se vc já alugou esse imóvel, mas a caução paga é para ser depositada (conforme matéria acima) e o saque (ou a devolução por parte do locador) se dá após a entrega do imóvel e devidos débitos quitados.

    • Rogerio

      Pela lei o pgt da caucao e no ato do fechamento do contrato do aluguel entao nao daria tempo pra pintar o imovel a nao ser que vc aceite ne.

  • sandro silveira

    boa tarde tenho uma duvida e se não chegar a celebrar a totalidade do contrato estabelecido,fiquei no imóvel por 10 meses e o contrato é de 36 meses pode ser devolvido o valor integralmente?

    • Elizasousa

      Sandro, é necessário verificar o que foi acordado no contrato. Geralmente num contrato há cláusula estipulando o tempo mínimo para permanecer no imóvel sem pagar multa rescisória. O valor da caução poderá ser devolvido integralmente caso vc tenha pago a multa rescisória estabelecida, entregue o imóvel conforme recebeu, e tenha quitado as demais contas: água, luz, condomínio, IPTU, etc.

    • Rogerio

      A multa de rescisao e um mes de aluguel mas hj em dia e proporcional se vc ficou 30% do periodo a multa vai ser 70% do valor do aluguel.

  • Márcia

    Boa tarde!

    Eu morei em uma casa onde havia pago 2 meses de deposito. Sai para uma casa maior. Disse ao proprietário q usasse o dinheiro do depósito para pagar um mês de aluguel, pintura, e contas de agua e luz. A três anos atrás o depósito foi de $ 1.100,00. Hj o aluguel é de $ 700,00. Estou certa? Mesmo pq se eu quizesse o depósito eu ficaria no lucro correto?

    • Rogerio

      Ta certa so nao sei os valores corretamente pq vc nao falou o valor do aluguel da casa menor.

      • Márcia

        Então, entrei pagando 550 e sai pagando 700 na casa menor.

  • Waah Oliveira Fs

    Oi aluguei uma casa em dezembro de 2014 nessa data paguei um caucao de 1000,00 equivalente a dois alugueis. Ficou estipulado um prazo mínimo de 6 meses aonde completa no mês que vem se eu sair após o pagamento desse ultimo aluguel tenho direito de pgar o caucao de volta?

    • Rogerio

      Sim e a obrigacao do proprietario devolver a nao ser que vc esteja devendo aluguel ou cause danos ao imovel.

  • Rafael

    Aluguei um imovel com contrato de 36 meses.Fiz o deposito de 2 meses de aluguel totalizando R$2.200,00 , fiquei no imovel 6 meses e sai pois estava frente a um grande hospital de SP que em frente ao apartamento comecaram a utilizar para retirada de lixo hospitalar.O barulho era infernal das 11:30 ate 01:30 , 2 caminhoes TODOS OS DIAS faziam a coleta e era preciso que ficassem ligados ocassionando um barulho tremendo.Procurei a imobiliaria para que pudessem ter um outro apartamento e mantivesse o mesmo contrato, mas nada foi feito.Entao decidi sair do imovel pois nao conseguia dormir ate que esses caminhoes terminassem o serviço.
    Para minha surpresa a imobiliaria contestou meu nome no Serasa um valor de R$1.498,00.Gostaria de saber se alguem pode me ajudar , o valor do caução poderia ser usado para o abatimento da multa ? Tenho gravações no celular do barulho que fazia esses caminhões nos horarios descritos , será que consigo na justiça algo com essa gravação?
    Se alguem puder me responder e ajudar agradeceria muito.

  • Ricardo

    Boa noite, aluguei uma casa por imobiliaria e paguei calção de 2.200, sendo que me foi cobrado 500 reais de sinal pra segurar a casa, tive problemas com eles pra negociar e fizemos o negocio da locação…Estou cerca de 6 meses e atrasou o segundo mês pelo momento ruim na area que trabalho..Fui cobrado por um funcionario da imobiliaria me jogando o carro em cima de mim e me ameassando dizendo era pra mim sair da casa por que se eu não saise eu ia ver ….no final de samana (Domiingo 6 da tarde) o mesmo funcionario veio bebado com mais um funcionario completamentr bebado gritando r me ameaçou de morte que se nao fosse meu pai eu ia me fud*** q ele iria acabar cmgo…tenho condição de egociar a divida mais nao quero me envolver com esse tipo de gente…tPreciso saber sobre como negociar ou quais meus direitos o q cabe a mim poder fazer?qual a melhor opção

  • Annah

    Bom dia, aluguei um imóvel em 27/11/2013 com um caução de 03 meses R$2.700,00, e o aluguel mensal era de R$900,00 onde a data de pagamento mensal era todo dia 10, sendo assim o 1º aluguel foi em 10/12, paguei o mês mais os dias de 27 até 09/12. Em 14/04/2015 entreguei a carta que iria desocupar o imóvel em 30 dias. Em 14/05/2015 entreguei as chaves do imóvel, a imobiliária me descontou o aluguel do mês R$ 932,23 (o aluguel teve reajuste, mais uma conta que não que embora esteja fechada não recebi até o ultimo dia na casa). Hoje é 22/05/2015 e ainda não me devolveram a diferença do saldo do caução. Existe um prazo para essa devolução, há juros ? Pois se eu não pagar o aluguel em dia é passível de juros e nesse caso?
    A imobiliária justifica que o locador esta viajando, porém eu entreguei a notificação em tempo, e o locador deveria ter providenciado o deposito.

  • Fernanda

    Boa tarde, fiz um contrato de locação utilizando o deposito em caução. No decorrer do meu contrato de locação eu posso utilizar o dinheiro do caução para compensar algum aluguel que talvez eu não tenha para pagar ou este dinheiro fica lá guardado até o final da locação?

    Fernanda.

  • Karen Cristina Silva

    Estou precisando alugar um imóvel. Porém a maioria das imobiliárias da cidade estão cobrando o valor de 6 meses de aluguel como caução.
    Como devo proceder?
    Obrigada

  • WALLACE

    BOM DIA. ESTOU NO IMOVEL A 7 MESES . FIZ UM CONTRATO DE 3 ANOS. ESTOU QUERENDO ENTREGA O IMOVEL. FIZ O CONTRATO EM MEU NOME. FIZ UM DEPOSITO DE 4.000,00. O DONO ESTA QUERENDO QUE EU FAÇA UMA CARTA AVISANDO QUE ESTOU DEVOLVENDO COM 30 DIAS DE ANTECEDENCIA. E O DEPOSITO VAI SER PARA PARA PAGAR A MULTA DO CONTRATO. ISTO PROCEEDE

  • Thayla Ferreira

    boa noite, aluguei um imovel em dez/14 , e como garantia paguei 3 x o valor do aluguel – caução, mas por motivos pessoais, gostaria de sair deste imovel, no contrato diz 30 mêses, se sair agora perco o caução? E se esperar pelo menos um ano aí não corro mais este risco? obrigada, fico no aguardo!!

  • Bêh Oliveira

    boa noite…meu contrato esta vencido a quase 1 ano,desde então pago aluguel com “contrato vencido”….quando entrei no imovel dei 2x o valor do aluguel…estou desempregada e devendo exatos 3 meses….quero entregar o imovel para nw acumular mais dividas..o que eu faço?? como fica esses 2x de calção?

  • SANDRA REGINA RIBEIRO

    Bom dia, aluguei um imovel que venceu o contrato de 30 meses, quero sair do imovel mas a dona não quer pagar o caução de 3 valores do aluguel, quer que eu fique na casa durante tres meses ela tem esse direito? Ela pode me obrigar a ficar na casa até vencer os tres meses do caução?? ajude-me por favor…Desde já obrigada…

  • Rafael Tomaz

    UMA DUVIDA POR FAVOR!! Vou alugar um imovel e pagar os 3 vezes de alugueis! preciso pagar os tres meses e mais um mes adiantado? no casa 4 vezes de aluguel?? me ajudem .. obrigado

  • Marcio Henrique

    Estou com uma Dúvida , Paguei um caução há 5 anos de 1500 reais referentes à 3 meses de aluguel em um apartamento pequeno , estou no apartamento ha 5 anos sendo que no segundo ano o valor passou a ser de 750 reais , agora chegou a hora do proprietario me devolver o dinheiro do caução …a minha duvida é a conta da devolução … seria sobre 3 aluguei de 500 ? ou ja que subiu o aluguel para 750 teria que ser feito sobre 750 ?ou seja foram 2 anos pagando 500 e 3 anos pagando 750 …

  • kojakho

    Estou com uma dúvida…o meu contrato de locação é de 36 meses mas com uma cláusula que diz que eu posso sair do imóvel em 12 meses sem multa. Fiz um caução de 3 meses. Se eu sair ao término desses 12 meses, o caução será devolvido?

  • Jader Antunes

    Aluguei meu imovel dando a certeza d 6 meses para o locatario d moradiadele e d sua familia,, a principio ele me deu 2 meses d depositos adiantados q no caso eu ped na intencao d quando ele quisesse sair da casa ele teria 2 meses para ficar na casa sem pagar pois ja tinha pago a principio…

    Entao ele entregou a casa agora por conta dele e qr o dinheiro q deu no inicio da locaçao… ele teria direito a isso mesmo ou d estar pegando os 2 alugueis de volta por desistencia e abandono da parte dele ou e certo seria somente ele ficar na casa durante esses 2 meses q ele ja tinha pago no comeco da locaçao e eu nao teria q dar valor nenhum para ele e nem ele para mim durante esses 2 meses tirando agua e luz ne…

    Me tire essa duvida por favor, estou precisando muito dessa ajuda…

    Obrigado

  • Waldir

    Olá, quando aluguei um AP paguei caução de dois alugueis adiantados na conta dele no valor de 1500,00 os dois juntos, nesse mês de agosto estou com as contas um pouco apertadas será que posso entrar em contato com o proprietario e entrar em um comum acordo de descontar um desses cauções pra pagar esse mês de aluguel? seria legal da minha parte pedir isso?

  • Regina Célia Marcondes

    Boa tarde, deixei um caução de 3.000,00 reais em novembro de 2014, a imobiliária não depositou em poupança, gostaria de sair do imóvel porque estou tendo vários problemas no prédio, o mesmo colocou uma cláusula de 01 ano para que eu não pagasse a multa, mas esta me dizendo que se eu sair ele fica com o caução e eu ainda tenho que pagar os meses restantes???mas se o caução é garantia de 03 meses de aluguel o não pagamento dos meses subsequentes estaria garantido pelo caução?, como ele pode ficar com meu dinheiro?já procurei advogados e me falaram para eu ficar os 03 meses restantes sem pagar o aluguel, porém soube que se trata de uma pessoa não idônea e que fica com o caução dos inquilinos e não devolve mesmo vc cumprindo o prazo do contrato então seria mais garantido pra mim, ficar no caução esses 03 meses estou certa???