Busca avançada

Caução de Imóveis

Caução de Imóveis

Para fazer a locação de uma casa ou apartamento, normalmente, as imobiliárias pedem sempre uma garantia como, por exemplo, fiadores. O número varia de acordo com a região do país, mas em algumas regiões são pedidos até três fiadores. Esse trâmite acaba inviabilizando o fechamento de muitos negócios, visto que arranjar pessoas que deem um imóvel como garantia não é nada fácil de conseguir. Por isso, algumas imobiliárias ou locadores acabam adotando o sistema de caução de imóveis.

O que é caução de imóveis

Basicamente, a caução serve como uma garantia para que o locador não tenha prejuízos no caso de inadimplência do locatário. Também serve para dar segurança ao dono do imóvel para o caso de quaisquer prejuízos causados pela pessoa que locou a casa ou apartamento.

A caução de imóveis funciona da seguinte forma: o locador dá como garantia o valor de até três aluguéis para o locador. A garantia pode ser em forma de um cheque-caução, depósito caução ou depósito cautelar. O valor é pago no mesmo momento do fechamento do contrato de aluguel. Em hipótese alguma, a garantia deve ser paga antes da assinatura de contrato de aluguel.

O valor pago na caução imobiliária deve ser depositado em uma conta bancária e deve ser devolvido com juros após o fim do contrato de aluguel. A caução poupança deve ser aberta em uma conta conjunta entre locador e locatário. Algumas pessoas ainda têm dúvidas sobre o que é caução poupança, justamente por se tratar de um conceito amplo. Mas basicamente, é o procedimento descrito acima.

Como a conta é conjunta, só é possível fazer saques nas seguintes situações: se o locador tiver autorização do locatário, o locatário tiver autorização do locador ou por meio de sentença judicial. No último caso, o dinheiro sempre é retirado após longos períodos.

Ainda há outras categorias de garantias de aluguel. Há a caução real e a fidejussória. A real nada mais é do que o uso de alguns bens duráveis (como carros ou imóveis) como garantia para o aluguel. A garantia é dada normalmente pela hipoteca do bem durável. Já a caução fidejussória é quando um fiador dá a garantia do aluguel. Ela pode ser com o depósito ou com uma garantia de bem durável.

A lei do inquilinato afirma que deve ser prevista a caução de imóvel em contrato de locação. O procedimento deve ser feito tanto para imóveis urbanos como rurais. Seja como for, não há dúvidas de que a caução de imóveis é um dos procedimentos mais simples de ser feito para um locatário garantir a locação de um imóvel.

Viva Balneário
Viva Balneário: Portal de imóveis em Balneário Camboriú e região. Cadastre seu imóvel gratuitamente!

Compartilhe esta ideia >

  • Joana Jeronimo

    boa tarde tenho uma duvida e se não chegar a celebrar a totalidade do contrato estabelecido, a cauçao e devolvida na mesma ao inquilino?
    obrigada

  • roger avila

    olá aluguei um imóvel com deposito caução, acabou o contrato já entreguei as chaves fizemos o destrato tudo ficou ok. e até hoje não recebi meu dinheiro de volta corrigido. é caso de justiça. ai entra danos??? quais??? já faz um ano que entreguei as chaves..

    • vanderlei

      Olá Roger, a caução deve obrigatoriamente ser devolvida momento do encerramento do contrato, no teu caso podes tentar notificar o locador, pois o poder judiciário tem entendido que a responsabilidade é do locador e não da imobiliária que somente faz a representação do mesmo, mas se não lograr êxito deverá buscar a via judicial….abraço

  • [email protected]

    Entreguei um ímovel esses dias,quanto tempo tenho que esperar para receber o caução.

  • debora

    olá , meu caso é que eu paguei 2 meses quando fui entrar na casa e só fiquei 1 mes nela e não me devolveram o valor e ainda por cima querem que eu pague uma conta de 40, 00 que eu nem gastei o que eu faço ? eu trato com o proprio proprietario não é por imobiliaria ??? me ajudem ?

  • Alice

    Pode me tirar uma duvida? Bom, no meu caso, foi aluguel de um quarto em um apartamento. Paguei caução referente à um mês + aluguel no dia da mudança. E tive que sair sem poder avisar ao locador com antecedência.
    A questão é, devo pagar alguma taxa extra? Ou o caução me dá algum benefício, de poder sair sem avisar antecipadamente, por exemplo.

    • vanderlei

      Alice, a caução cumpriu a sua função que é uma garantia, tanto para o locador; quanto para o locatário, já sendo uma indenização pelo não cumprimento de uma obrigação, desta forma não há nada a ser pago….Abraço

  • Emília

    Olá,me tira uma dúvida:loquei um apto há + ou – 7 meses e fiz o contrato no período de 1 ano e paguei o caução no valor de 3 alugueis e + 1 mês de aluguel adiantado.Infelizmente precisarei me mudar e ao entrar em contato com a imobiliária descobri que a corretora quer me cobrar 20% do valor anual do aluguel,de multa.Esse procedimento é correto?

  • Daniela Couto

    Olá, por favor gostaria de tirar uma dúvida… Aluguei uma casa e o contrato de 6 meses terminaria dia 21/01/14 e me avisaram q irão sair dia 29/12/13, ou seja, não cumpriram comunicar o prazo de 30 dias antes… Tenho que devolver o caução?

  • Amanda

    moro de aluguel a três anos no mesmo imóvel, gostaria de saber se é correto o proprietário todo ano quando renova contrato me pedir caução. Não devo aluguel estou em dias. Pago o aluguel até antes da data de vencimento. o caução sempre é de um mês adiantado.

    • Weber Batista de Miranda

      Tente sair deste imóvel. Se eles devolverem a caução(o que duvido) vc saberá se agiram certo ou não… Se está no meio de um contrato em aberto, não tem essa de depositar toda hora…. Use a mesma caução ….

  • Cristina Capri

    Boa tarde!
    Alugo uma casa com contrato de aluguel de 6 meses,
    o inquilino pagou 2 meses de caução em 19 outubro de 2013,
    em novembro pagou o aluguel certinho ,só que hoje 21-01-14 já está atrasado o aluguel 2 meses e 2 dias, gostaria de saber o que devo fazer…

    • Victor Torres

      Não pode movimentar essa caução a não ser na rescisão contratual, se o contrato estiver perto do vencimento pode fazer um acordo com o inquilino de debitar o valor devido da caução e devolver o restante, se houver.

  • Leticia

    O que posso fazer se o proprietário do imovel devolve caução para imobiliária e a imobiliária não devolve o dinheiro ao inquilino??? Posso abrir BO ou só com ação judicial???

  • Henrique Oliveira

    gostaria de ver as respostas deste forum

  • Talita Amaral

    Olá, quero alugar uma casa, só que a imobiliaria só aluga se tiver um fiador, ou se optar pelo deposito de 10 meses. Esse deposito é correto? O maximo não seria 3 meses de deposito?

    • Stefany Araújo

      Este depósito que a imobiliária está pedindo não é contra lei, porém a pessoa tem que ter um certo poder aquisitivo pra pagar 10 meses de aluguel. Eu trabalho em uma imobiliária e geralmente se a pessoa não tem fiador a gente pede 3 meses de aluguel adiantado, ou o seguro fiança.
      Espero ter lhe ajudado.
      Abraço !!

    • Weber Batista de Miranda

      Se for pagar 10 meses adiantado, para quê servirá a imobiliária?… Beem melhor um contrato direto como o proprietário

  • PRECYLA BIAVATTI

    Posso depositar cheque caução? A minha inquilina ao assinar contrato de locação no cartório com firma reconhecida, me deu cheque caução, conforme minha exigência e descrito no contrato. Na vdde era para ela ter depositado o valor, mas me deu em cheque, então depositei. Porem não tinha fundos, ficou braba pq o banco esta cobrando juros do cheque especial dela e quer que eu pague, pra não houver mais desentendimentos, devolvi o valor do cheque, mas preciso de minha garantia, já que não tem fiador. Ela achou que eu guardara o cheque comigo e não depositaria. Mas se ela sustar cheque qual minha garantia se ela não pagar aluguel? Cheque que u saiba tem validade só de 6 meses e o contrato é por 1 ano. O que é o seguro fiança ou seguro locatício? Se a inquilina não pagar algum mês de aluguel, quanto tempo posso pedir o apto de volta? Qual órgão procuro pra fazer ela me pagar o que deve? Aguardo retorno: PRECYLA BIAVATTI.

  • Lais Nascimento

    tenho uma duvida pagando os 3 meses do aluguel como caução o primeiro aluguel so vencera apos 30 dias apos o locatário estar morando no imovel?

  • Sheila Reikdal

    A caução em dinheiro é diferente da caução de bem imóvel. As modalidades de garantias não se confundem, não se misturam e é considerado contravenção penal (Artigo 43 desta lei) que o locador ou imobiliária exija mais de um tipo de garantia.
    Segue link da Lei do Inquilinato, Lei 8.245/91 , a qual regulamenta a maioria das locações imobiliárias.
    Em tempo, locador é o proprietário do imóvel e locatário/inquilino é a pessoa que ocupará este imóvel por determinado período.

  • Adriana Michelon

    Olá.

    Ia alugar uma casa, mais para garantir o aluguel o locador pediu
    caução de 2 vezes o aluguel da casa, paguei dia 03/04/2014 a quantia
    estabelecida. No dia 02/04/2014 recebi o contrato, assinei e entreguei a
    locadora, porem combinamos que a data de inicio do contrato seria 1/05/2014 e que era pra colocar isso no contrato. So
    que no final do contrato tem uma data, essa data é do dia 14/04/2014 (exemplo: Salvador, 14 de abril de 2014). Quando
    foi no dia 12/04 eu fui ver a casa novamente e ela não estava do jeito que
    tinha visto antes (quando fui ver a primeira vez , ainda tinha gente morando)
    não vi tudo direito, a casa estava sem pintura, chuveiro caído, as tomadas são
    fora de padrão etc, resolvi não continuar com a locação.

    Quando fui pedir meu dinheiro de volta, o dono da casa não quer
    devolver, isso é legal?

    Algumas considerações:·
    No contrato não tem a clausula que tenho que pagar fiança, ter
    fiador, dar caução…·
    A data que fica no final do contrato é de 14/04/2014, desistir
    da locação em 12/04/2014 (foi pessoalmente, por telefone e por whatsapp); não
    mandei email.·
    O contrato tem inicio em 1/05/2014;
    ·

  • Shirley Ap. de Lima

    Fiz um contrato de 30 meses paguei com cheque caução de tres aluguéis o fiador depois de 14 meses eu mudei a imobiliária quer cobrar juros é justo isso ?

  • Gleiciane Camelo Martins Rosa

    Tenho um contrato feito no dia 15/04/13, foi pago 1 caução quando entrei e a mensalidade. Ainda estou no imóvel, o término do meu contrato foi 15/04/14, paguei o último mês nessa data. Ainda estou morando, ainda preciso pagar, e o caução:

  • DANILO

    MEU PAI FOI MEU FIADOR DE UM IMOVEL PARA MIM MAS NAO TIVE CONDICOES DE PAGAR A IMOBILIARIA NAO QUER ACEITAR MINHAS CONDICOES DE PAGAMENTO DE MULTAS E DEBITOS RESTANTE DE CONTRATO ESTAO QUERENDO COBRAR DO MEU PAI É VERDADE QUE UMA PESSOA PARA SER FIADOR DE UM IMOVEL ELA TEM QUE TER NO MINIMO DOIS IMOVEL

    • Jean Bass Araujo

      As condições quem estabelece é o locator e a imobiliria se a exigencia for essa então não tem o que fazer, mas o normal é que seja sim no minimo 1 imovel como pertence do fiador

  • Ronaldo

    Bem gostaria de saber caso não tenhamos mais interesse
    em continuar no imóvel ,após 5 meses de uso e contrato de
    3 anos se e possível receber a caução de volta.
    Com os juros deste tempo sem qualquer dano.

  • Lorena Morsch

    Tinha um contrato de aluguel com uma imobiliária que venceu no último dia 31/05/2014. No início do contrato paguei caução referente a 3 aluguéis. No ano seguinte cobraram mais outra caução. Paguei. A imobiliária avisou que o aluguel teria reajuste ao término do contrato em maio e que eu deveria pagar outra caução para continuar no imóvel. Como não tenho recursos para isto, dei o aviso prévio de 30 dias e entreguei as chaves do apartamento. Agora passados quase dois meses a imobiliária está cobrando uma reforma de mil reais mais os dois meses que estão correndo mesmo sem eu morar lá. E a caução para que serve? Eles dizem que morreu o dinheiro desta caução. Mas o aluguel nunca foi atrasado. O locador não teve prejuízo algum, só esdá se locupletando encima de uma locação que já venceu e o imóvel está desocupado. Por favor me responda.

    • Weber Batista de Miranda

      Imobiliária 171

  • Adair Junior

    Tenho um contrato com uma imobiliária que cobrou um calção de 4x o valor do aluguel. Agora quero sair e estou achando a atualização errada, pois eles atualizaram com apenas o índice da poupança, sendo que o dinheiro na poupança rende o índice mais SELIC. Como é feita esta conta? Na outra imobiliária estão pedindo 6x o valor do aluguel isso é lega?

  • Geislania Botelho Martins

    BOA TARDE
    ALGUÉM PODE ME AJUDAR
    ENTREI NO IMÓVEL NO DIA 03/07/2013 E DEI DE CALÇÃO UM VALOR DE 1.000,00 REAIS SÓ
    QUE DO DONO DO IMÓVEL FALOU QUE ERA PARA PINTURA E SE QUEBRASSE ALGUMA COISA E NÃO QUER ME DEVOLVER O DINHEIRO O QUE DEVO FAZER PORQUE O MEU CONTRATO VENCEU DIA 03/07/2014.ME AJUDEM …

  • Sara santos

    Cauçao é um mês a mas …ex quando a gente entra num casa paga o cauçao e com um mês paga o aluguel normal neh ai quando a gente for querer sair da casa no mês q for sair nao paga é assim ???

    • JOSÉ DE SOUZA MORAES

      Sara, caução é a garantia do proprietário que no final do contrato, o mesmo será entregue em perfeitas condições. Ele serve para cobrir possíveis danos causados ao imóvel, pelo inquilino. Nos casos de alugueis regidos por contrato, se houver, ele deverá obrigatoriamente constar no mesmo.

  • Lita Azevedo

    Bom dia, estou com dúvidas a respeito de calcionar… Estamos tentando comprar uma casa financiada pela Caixa, no entanto a imobiliária solicitou que fizessemos um caução de 1.000, fizemos de acordo como foi solicitado, ela nos informou que o financiamento foi aprovado, no entanto não nos deu nada para assinar costando o valor caucionado.

  • Antonio Moraes

    Estou alugando um apartamento para uma empresa devo pedir caução e posso pedir o depósito dos 2 primeiros meses de aluguel.

    • Weber Batista de Miranda

      Peraí, tu está pedindo a caução (3xaluguel) + 2xaluguel…. Boa sorte!!

  • Eliete Lima

    Gostaria de saber se o locador pode cobrar juros em cima do caução? Meu filho alugou um imóvel e deu como garantia 3 meses o valor do aluguel como caução, só que ficou para acertar uma pequena quantia que no momento ele não dispunha, então o locatário quer cobrar juros deste restante, é legal este procedimento?

    • Jean Bass Araujo

      Não é legal Eliete, a forma caução é um meio de garantia para o locador de que o locatario vai cumprir os termos do contratado se o locator aceitou o seu filho acertar apenas parte da caução será guardado apenas essa parte e futuramente caso seu filho não cumpra o contrato o locator terá direito a essa caução ou caso o contrato seja encerrado e os termos estabelecidos sejam cumpridos o seu filho recebera a caução corrigida!

      espero ter ajudado.

  • cris

    aluguei uma casa nao me agradei isso faz 3 dias e dei caução,agora a proprietaria nao quer me devolver o que faço?

    • Babalu Soares

      olha amiga……….. não faz nada agora… mas qdo vc for sair… não paga o mês de deposito… e se vc for inteligente… depedra tudo esse muquifo qdo vc tiver de mudança………… se quiser uma ajuda minha me chama no wts… a gente fecha o registro e ranca as torneira… o chuveiro… picha as paredes (vadia, galinha bem grande)… ranca as tramelas ou entope as fechaduras… quebra os vidros………… Comigo e assim gata! Escreveu não leu o pau comeu!!!!!!!!!

  • Babalu Soares

    quando eu alugo uma casa e a raparigada da dona me humilha eu qdo me mudo quebro tudo!!!!!!!!!!!!! lampadas, torneiras, portas e ainda picho vadia bem grande na parede!!!!!!!!!!!!! Ai como eu sou bandida!!!!!!!!!!!! adoooooooooooooooro!!!!!!!!!!!!!1

    meu wtts e 98311 ..5122