Como Alugar um Imóvel?

A opção de alugar um imóvel nem sempre é feita apenas por necessidade. Em alguns casos, alugar um imóvel é muito útil para um estudante que está temporariamente em outras cidades, para pessoas que desejam passar uma temporada em algum lugar ou mesmo para quem quer avaliar se certo lugar (cidade ou bairro) é realmente o lugar ideal para se viver.

Por esses motivos, o mercado de locação de imóveis dificilmente fica desaquecido. Só que para quem não sabe como funciona a locação de imóveis ou para quem é marinheiro de primeira viagem, é preciso tomar alguns cuidados para evitar dores de cabeça futuras. O Viva Balneário vai dar algumas dicas de como alugar um apartamento ou casa ou de como alugar um imóvel comercial.

Como alugar um imóvel

Passos para Locação de Imóveis

O primeiro passo se para fazer a locação de um local é a de pesquisa. Alguns critérios são importantes na hora de filtrar quais são os imóveis ideais para você fazer a locação. Fique atento aos seguintes critérios (sem ordem de preferência): valor do aluguel, localização do imóvel, tamanho do imóvel e documentos necessários.

Antigamente, os jornais, as placas de locação ou mesmo o boca a boca eram as melhores fontes para se conseguir alugar um imóvel. Atualmente, a internet se tornou uma aliada na busca de um imóvel. E uma das grandes facilidades é a possibilidade de fazer um filtro dos principais critérios para descobrir qual é o imóvel ideal.

Porém (e não vale apenas para internet), é preciso tomar alguns cuidados na hora de alugar uma casa ou apartamento. Não importa se você está alugando um imóvel direto com o proprietário ou pela imobiliária, tente verificar a reputação do locador para que você possa alugar com segurança. A própria internet é uma aliada nessa pesquisa.

Você já encontrou o seu imóvel dos sonhos. Agora chega a hora de verificar a documentação necessária para você fazer o aluguel. A documentação cobrada por imobiliárias e proprietários varia, mas normalmente passa por comprovante de renda (normalmente três vezes maior do que o preço do aluguel), cópia autenticada de documentos e uma fiança locatícia.

Entenda fiança locatícia por garantias para fazer a locação do imóvel. Dependendo de quem é a pessoa com quem você está negociando, é possível locar um imóvel sem precisar de fiador e mesmo com o nome sujo. Claro que em ambos os casos, serão cobradas algumas coisas a mais como depósito caução. No caso de locações por temporada ou anual, é possível pedir adiantamento do aluguel.

Vista a documentação, chega o momento final da negociação. Verifique com atenção os itens do contrato, principalmente os relacionados com prazos de aluguel e vistoria do imóvel. Feito todo esse percurso, é só aproveitar o seu novo lar.

Rafael Weiss

Jornalista, sócio do Viva Balneário, pós graduado em Jornalismo Empreendedor, músico ocasional, trabalha com assessoria de imprensa e marketing político desde 2000.