Parque Municipal Raimundo Malta é reaberto em Balneário Camboriú

Moradores de Balneário Camboriú e turistas agora contam com mais uma opção de lazer e contato com a natureza. Após seis meses fechado para adequações e reformas, o Parque Natural Municipal Raimundo Gonçalez Malta foi reaberto na manhã do último sábado.  O espaço contém trilhas ecológicas, horto, viveiros, jardim, labirinto e a grande novidade: o parque de esculturas de mármore do Instituto Jorge Schröder. A reabertura faz parte da programação do aniversário de 53 anos de Balneário Camboriú.  Durante a reabertura, foi assinada a contratação do Plano de Manejo do Parque, que prevê as normas, restrições para o uso, ações a serem desenvolvidas e manejo dos recursos naturais do espaço. “É um local para trabalharmos nossa consciência ecológica. Além desse parque, queremos transformar outros em nossa cidade para que seja um espaço onde famílias, alunos e escolas possam interagir com a natureza, visitar e principalmente trabalharmos a conscientização do meio ambiente”, comentou o prefeito Fabrício Oliveira.

Parque Natural Raimundo Malta

Localizado no bairro dos Municípios, Parque é uma boa opção de lazer e natureza no coração da cidade.

Histórico do Raimundo Malta

Através do Decreto Municipal 2.351 de 1993, o Parque Ecológico Rio Camboriú foi criado com o objetivo de disponibilizar um espaço apropriado para o contato da população com a natureza, para a educação ambiental, pesquisa de fauna e flora e viabilizar a preservação de espécies animais e vegetais da Mata Atlântica. Em 2006, pela Lei 2.611/03/07/2006, o espaço recebeu o nome de Parque Natural Municipal Raimundo Gonçalez Malta, em homenagem a um dos seus fundadores.

Com 172.625 m², o espaço possui seis trilhas ecológicas, abriga os setores administrativos e técnico da Secretaria do Meio Ambiente, um horto de plantas medicinais, viveiro de produção de mudas de árvores nativas para recuperação de áreas degradadas na Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú, além da realização de atividades voltadas a preservação do meio ambiente.

Melhorias no Parque

Trilhas do Parque Natural Raimundo Malta

Trilhas do parque foram revitalizadas e são um convite ao convívio com a natureza.

Dentre as melhorias feitas no local estão a construção da Estação de Tratamento de Efluentes compacta, reforma dos sanitários e revitalização das trilhas. As 22 esculturas são o novo atrativo do parque. As obras, que pertencem ao Instituto Jorge Schröder, foram esculpidas em mármore Corteccia e pelas mãos de autores das mais diversas nacionalidades. O mármore, utilizado em todas as obras, têm qualidade semelhante ao do tipo Carrara e é proveniente do município de Camboriú.

Funcionamento

O horário de funcionamento durante a semana será das 13h às 17h e nos finais de semana das 10h às 17h. Ficará aberto todos os dias, exceto às segundas-feiras quando o local fecha para manutenção.

Localização

O Parque Raimundo Malta está localizado no final da Rua Angelina, no Bairro dos Municípios

Rafael Weiss

Jornalista, sócio do Viva Balneário, pós graduado em Jornalismo Empreendedor, músico ocasional, trabalha com assessoria de imprensa e marketing político desde 2000.