Revista aponta que mercado imobiliário passa por momento positivo

Nesta semana a revista Isto É Dinheiro, que trata de economia, deu como manchete: “Mercado Imobiliário brasileiro passa por momento mais positivo, indica pesquisa”.  Segundo a revista, a demanda por imóveis, que foi um dos setores que mais teve impacto com a crise do país, dá sinais de melhora e segundo a pesquisa, as buscas na internet por compra, venda ou aluguel de unidades no Brasil cresceu 44% no primeiro semestre de 2017 se compararmos com o mesmo período de 2016. O levantamento foi do Google e as procuras por imóveis cresceram 71% enquanto a busca por aluguel teve alta de 21%.

Como viver num condominio balneario camboriu

Crise foi pouco sentida em BC e Construção Civil hoje se adapta melhor as situações adversas.

Trazendo estes números para a realidade de Balneário Camboriú, para a presidente da ACIBC – Associação dos Corretores de Imóveis de Balneário Camboriú, Fabiane Schlindwein, a melhora no mercado está sendo sentida sensivelmente neste segundo semestre no mundo dos corretores. Fabiana explica que as buscas por compra de imóveis e também por aluguéis de temporada aumentam consideravelmente neste período, principalmente pela chegada próxima do verão, onde milhares de turistas buscam apartamentos para alugar durante a temporada de verão, a mais procurada no Sul do país. “Neste semestre a procura aumentou, tanto na venda quanto nos aluguéis de temporada, pois muitos corretores atuam neste segmento”, explicou a presidente da associação.

fabiane-schlindwein

Fabiane Schlindwein da ACIBC

Construção civil sentiu pouco a crise

De acordo com o empresário João Paulo Packer Silva, proprietário da Construtora Silva Packer, desde 2001 atuando no mercado da Construção Civil na cidade com a crise, muitas empresas que há muito tempo estão estabelecidas na cidade, passam por estas crises mais escolados e mais preparados do que em outras épocas. Packer acredita que como a crise atual estava anunciada por questões principalmente políticas, a construção civil de um modo geral, diminuiu muito a oferta de novos imóveis em Balneário Camboriú. “Como a demanda diminuiu, a oferta também estava baixa e a gente não sentiu tanto a crise”, explicou o empresário.

João Paulo, da Silva Packer.

O mesmo pensamento vem do Sinduscon. O presidente do Sindicato da Construção Civil da região de Balneário Camboriú, Nelson Nitz, diz a crise afetou muito pouco, pois há uma grande diferença entre o público alvo de BC com o público alvo de outras praças na área da construção civil. ” Balneário Camboriú trabalha com um público alvo muito grande, não somos setoriais como em outras regiões do país, nosso público pode ser do RS até Goiás, é mais amplo, pois são pessoas de todos esses lugares em busca de um lugar ao sol”, exemplificou o presidente do Sinduscon.

Ainda falando da crise, o empresário João Paulo Packer Silva, acredita que a crise tem um lado bom para a construção civil, pois boa parte do alto custo dos empreendimentos estagnou e ainda com relação a custos, os preços dos apartamentos já prontos na cidade, que vinham numa crescente que deixavam o metro quadrado de Balneário Camboriú como um dos mais valiosos do Sul do país, também estagnaram.

Nelson Nitz, do Sinduscon BC

Anunciar pela internet é fundamental

As nossas três fontes consultadas neste artigo, Fabiane Schlindwein (ACIBC), João Paulo Packer Silva (Construtora Silva Packer) e Nelson Nitz (Sinduscon), concordam que hoje, a melhor forma de anunciar os imóveis é pela internet, tanto em sites das próprias empresas, imobiliárias ou construtoras como em portais como o Viva Balneário.  Fabiane explica que no caso de aluguéis de temporada, hoje, 90% das negociações são realizadas sem que os interessados ao menos visitem o local que vão alugar para os dias de descanso na cidade. “As pessoas alugam e fecham negócio com os corretores pela internet mesmo”, diz a presidente, pois as negociações são mais fáceis. Mas ela faz um alerta importante: “Para todas as pessoas que pensam em alugar pela internet, procurem saber com quem está fazendo este aluguel. Procure sempre um corretor credenciado e com CRECI”, explica.

O empresário João Paulo, da Silva Packer, contou que recentemente um cliente fez toda a negociação de compra de um apartamento novo, num dos empreendimentos da construtora, sem fazer nenhuma visita antes de fechar o negócio. “Ele esteve há poucos dias na obra pela primeira vez, desde que comprou, mas tudo foi efetuado pela internet. O prédio estava pronto, o corretor mandou vídeos e outras informações ele pegou através do site, ele comprou o imóvel praticamente pela internet e hoje, a internet ajuda muito”, relatou João Paulo.

Anuncie no Viva Balneário

A pesquisa divulgada pela Isto É Dinheiro nos mostra que a internet é o primeiro local, onde milhares de pessoas buscam imóveis pelos mais diversos motivos. Para morar, para investir, alugar, passar as férias e por isso em nosso universo, falamos que o investimento de anunciar em sites e portais é fundamental para sustentar o seu negócio. O Viva Balneário desponta há alguns anos como o principal portal de imóveis necessariamente localizados em Balneário Camboriú. São milhares de anúncios vindos de corretores de imóveis, imobiliárias e também de pessoas comuns, que chegam em nosso portal para anunciar a venda de sua casa, apartamento, sala comercial e outros.

Anuncie seus imóveis no Viva Balneário.

O Viva Balneário também desponta em excelentes colocações nos mecanismos de buscas, como o Google,  por imóveis em Balneário Camboriú. Sejam eles para locação de temporada, aluguel anual, compra de imóveis de terceiros e também compra de imóveis novos, recém entregues pelas construtoras.

É muito fácil anunciar e gratuito. Basta fazer um cadastro aqui e no gerenciador de imóveis, adicionar os produtos que estiverem ao alcance dos corretores e imobiliárias. Não há limite de cadastro de imóveis por conta de usuário.  Hoje o Viva Balneário oferece também destaque nas buscas de imóveis. São pacotes de anúncios que terão prioridade nas buscas e você mesmo pode contratar estes pacotes através de seu usuário logado. Também oferecemos banners para construtoras e imobiliárias com visualização privilegiada em diversas partes do site e para anunciar nestes espaços, basta buscar nosso e-mail de atendimento: “[email protected]

Rafael Weiss

Jornalista, sócio do Viva Balneário, pós graduado em Jornalismo Empreendedor, músico ocasional, trabalha com assessoria de imprensa e marketing político desde 2000.