Uso de robótica na rede de ensino de Balneário é destaque na Folha de São Paulo

No último final de semana a Secretaria de Educação da Prefeitura de Balneário Camboriú foi destaque no jornal Folha de São Paulo, pelo uso de robótica no ensino fundamental da rede pública de ensino. Segundo o jornal, as crianças do Núcleo de Educação Infantil Carrossel, um dos vários da cidade, foram os primeiros a experimentarem a educação de uma forma lúdica através de um robozinho chamado Rope, desenvolvido por pesquisadores da área de conhecimento da Univali.

Balneário Camboriú destaque na Folha de SP

Reprodução site Folha de SP: crianças aprenderão com ROPE.

O Robozinho tem 44 programações diferentes e emite luzes, sons e anda sozinho. O brinquedo é uma forma de despertar nas crianças, a curiosidade sobre diversos temas e áreas. Outras unidades de educação do município também receberão uma unidade do robozinho, que segundo a Univali, tem um custo muito baixo para ser fabricado.

O Projeto ROPE – Brinquedos de Programar, uma parceria entre a Prefeitura, Univali e Ministério Público,  foi desenvolvido para crianças da Educação Infantil, o “ROPE” é um brinquedo permite trazer a tecnologia para a sala de aula, de maneira divertida e lúdica, sem a necessidade de uso de computadores. O robozinho simpático, feito de madeira, funciona obedecendo comandos das próprias crianças. Ele possui quatro botões direcionais, que fazem o robô andar para frente, para trás e girar para os lados, e ainda um botão para a execução dos comandos.

Projeto Rope Balneario Camboriu

Outros 10 Núcleos de Educação Infantil também receberão os robôs. Esses pequenos robôs vão despertar nas crianças o raciocínio lógico, noções de programação. Tudo isso num ambiente de inovação, num ambiente lúdico para que nós possamos aos poucos despertar e familiarizar a educação com a inovação, a tecnologia para uma melhor formação das crianças.

Com o ROPE podem ser trabalhados conceitos importantes como a resolução de problemas, número, estimativas, lateralidade e outros aprendizados fundamentais nesta fase do desenvolvimento infantil. O projeto está sendo desenvolvido há 03 anos e envolveu acadêmicos, professores, mestrandos e doutores. O projeto visa levar tecnologia inovadora para a educação infantil, sem levar as crianças para um laboratório de informática, conectadas em frente a tela do computador. O robô estará na sala de aula ou em qualquer outro espaço do ambiente escolar, e vai permitir o contato direto dos alunos, que serão os responsáveis pela sua programação. São eles que vão dar os comandos ao brinquedo.

Rafael Weiss

Jornalista, sócio do Viva Balneário, pós graduado em Jornalismo Empreendedor, músico ocasional, trabalha com assessoria de imprensa e marketing político desde 2000.