Volvo Ocean Race tem antecipação de chegada em Itajaí

Desde que saíram da Nova Zelândia no último dia 18 de março, as sete embarcações que disputam o título de volta ao mundo da Volvo Ocean Race não esperavam tantas emoções, algumas até trágicas. Com ventos ao seu inteiro favor, a chegada programada para a partir de 5 de abril, foi antecipada em dois dias com a chegada de duas equipes, a TEAM Brunel  e a equipe Dongfeng, esses dois competidores, usaram do vento ao seu favor para travar uma disputa milha a milha, chegando na manhã desta terça-feira praticamente juntas, na boca da barra do Rio Itajaí, em Itajaí. Com 14 minutos de vantagem, a equipe TEAM Brunel venceu a sétima etapa, ou braço como dizem os velejadores, da corrida dos oceanos, deixando o barco Dongfeng na segunda colocação.

volvo ocean race team brunel

Velejadores holandeses foram os primeiros a aportar em Itajaí na parada da 7ª etapa.

A manhã de hoje foi agitada na Vila da Regata em Itajaí. As estrutura ainda não acabadas, dividiam as atenções com curiosos, imprensa e o staff da Volvo, com a chegada dos dois barcos. Quando passavam por Balneário Camboriú, os ventos eram praticamente nulos e pouco ajudavam os barcos a se locomover. Durante mais de duas horas, as embarcações tentavam buscar alguma forma de chegar, até que perto das 12h00, ventos de 4 nós ajudaram a levar os competidores até a linha de chegada, na boca da barra dos molhes do Rio Itajaí Açú. Confirmando a liderança, o Brunel aproveitou para pontuar duplamente, mas a liderança do quadro geral da Volvo Ocean Race, ainda está nas mãos da equipe chino-francesa, Dongfeng. Os competidores ao chegarem na Vila da Regata, aparentemente muito cansados, mas aliviados por poderem finalmente pisar em terra firma, foram recebidos por um pequeno público o prefeito da cidade, Volnei Morastoni, fez a entrega dos troféus do primeiro e segundo lugares.

velejadores team brunel itajaistopover

Foram 16 dias de mares revoltos pelo pacífico até a ponta da América do Sul e chegada em Itajaí.

Veja mais imagens da chegada dos barcos

Vila da regata abre nesta quinta-feira

Está programada para quinta-feira, 5 de abril, a partir das 19h, a abertura oficial da Vila da Regata da Volvo Ocean Race.

Gastronomia

Mais de 40 pratos serão produzidos por oito restaurantes que irão oferecer o melhor da comida regional e internacional. A Volvo Ocean Race contará com opções diversas da cozinha brasileira, norte-americana, asiática, lanches, entre outros. Também contará com o cardápio Marejada que irá oferecer pratos típicos da tradicional festa itajaiense como sardinha na brasa, bolinho de bacalhau, entre outros. A bebida também ganhará um toque especial. No Brasil a Volvo Ocean Race contará com chope Eisenbahn, marca que nasceu em Santa Catarina. O objetivo é apresentar produções regionais para os participantes de todo o mundo.

Entretenimento

a programação contará com uma diversidade cultural de ritmos e estilos. Ao todo, mais de 50 atrações musicais, teatrais, de dança e folclore irão animar os frequentadores da Vila da Regata. Um palco será montado na área gastronômica e outro espaço chamado de “Arrival Stage” será montado ao lado da área marítima, próximo à recepção dos velejadores.

Sustentabilidade

o cuidado com os oceanos será o grande tema da Volvo Ocean Race. Entre as principais ações está a experiência proposta pela ONU Meio Ambiente com a campanha global “Clean Seas: Turn the Tide on Plastic”, em português: “Mares limpos: o mar não está para plástico”, participação do veleiro de mesmo nome que recolhe os lixos marinhos na competição; visita e apresentação do Veleiro Eco, um dos primeiros do Brasil desenvolvido para expedições e pesquisas oceanográficas, entre outros.

Sustentabilidade (2)

a proposta é fazer da Volvo Ocean Race um evento sem utensílios plásticos. Os copos serão reutilizáveis e os participantes serão convidados a deixar o valor caução de R$ 5 para retirada do material. Ao final do período aproveitado na Vila da Regata, a pessoa pode ficar com o copo ou devolver e pegar o dinheiro de volta. Os pratos dos restaurantes também serão sustentáveis e contarão com materiais biodegradáveis que se decompõem em menos de 30 dias, diferente dos plásticos que levam 200 anos para desaparecer do planeta;

Educação

de acordo com o grande foco do evento, as ações educacionais serão voltadas para os cuidados com o meio ambiente. Além das apresentações teatrais nas escolas que contemplam no total 30 mil crianças, a Volvo Ocean Race Itajaí promoverá ações dentro do Itajaí Stopover como, por exemplo, oficinas de sustentabilidade em que as crianças poderão transformar e dar reuso a materiais. Através das visitas guiadas, mais de 7 mil estudantes participarão das estações educacionais que utilizarão tecnologia e práticas interativas como o “O Globo”, o “Planetário”, e o “Pavilhão Dongfeng” e a “Zona de Exploração do Time Vestas”, “Turn the Tide on Plastics Team Base”, entre outros.

Feiras

grande oportunidade para movimentar a economia nacional, a Volvo Ocean Race Itajaí contará com uma feira multissetorial que terá 5 mil metros quadrados dentro do piso térreo do Centreventos de Itajaí. O World Business Show contará com 10 expositores da área de construção civil e cerca de 20 com foco no comércio em geral. Outro grande destaque, em paralelo ao World Business Show, será a feira náutica, que irá apresentar as novidades e lançamentos do setor, que está entre os destaques da região, uma vez que Itajaí configura como um dos maiores polos náuticos do Brasil.

Piso Superior

o mezanino do Centreventos Itajaí contará com a Feira do Artesanato com exposição e venda de produtos confeccionados por artistas locais. O local abrigará ainda a Fundação Municipal do Meio Ambiente, estande do Veleiro Eco, Fundação Municipal de Esportes e Marcílio Dias, Itajaí Shopping, Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Federal, entre outros.

Área Vip

localizada na área lateral da Vila da Regata, próximo ao Rio Itajaí-Açu, contará com atrativos diferenciados e design moderno. Possuirá um piso elevado onde serão realizadas festas e encontros promovidos pela parceria com casas noturnas da região. A área terá ainda um restaurante exclusivo que oferecerá o melhor da gastronomia a todos os frequentadores da Volvo Ocean Race Itajaí.

Campanha ‘Itajaí, o polo náutico do Brasil’

O mar que você olha é outro depois que você pisca. Uma cidade também muda com o tempo. É capaz de transformar localização em atração turística e fazer potencial virar realidade, com trabalho, força e carinho. Assim é Itajaí, uma cidade que não mudou em um piscar de olhos, mas sim olhando para o futuro, um futuro que já chegou trazendo orgulho para quem é daqui. Uma cidade que navega com a mesma coragem de quem vem pra cá. Itajaí tem um dos maiores PIBs de Santa Catarina, é líder brasileiro em pesca industrial, é o segundo porto do país em movimentação de contêineres e a única parada na América Latina da maior regata à vela de volta ao mundo.

Impacto econômico

a previsão do comitê Itajaí Stopover é que a Volvo Ocean Race atraia cerca de 400 mil pessoas para a região com expectativa de que 40 mil delas se desloquem de outros estados e cerca de 5 mil de outros países. Segundo estimativa, o impacto econômico deve ser superior a R$ 82 milhões, com geração de 2 mil empregos diretos e movimente mais de 50 setores. Todo fluxo englobará a cadeia econômica como um todo, como comércios, transporte e turismo local.
Horários: a Volvo Ocean Race Itajaí abrirá de segunda-feira a sexta-feira das 12h à meia noite. Aos fins de semana os portões abrirão a partir das 10h. A entrada será gratuita durante todos os dias do evento.

Rafael Weiss

Jornalista, sócio do Viva Balneário, pós graduado em Jornalismo Empreendedor, músico ocasional, trabalha com assessoria de imprensa e marketing político desde 2000.