Como Comprar um Imóvel

Muitas pessoas passam alguns anos ou mesmo a vida toda para realizar o objetivo (que acaba se transformando em sonho para muitas delas) de realizar a compra da casa própria. Por causa da inexperiência (afinal, raras pessoas compram casas e apartamentos diversas vezes a ponto de se tornarem experientes), muitos acabam cometendo erros na hora de adquirir um imóvel.

Aprenda como Comprar um Imóvel

Por isso, é bom seguir algumas dicas básicas de como comprar um imóvel sem ter problemas com dívidas e também conseguindo fechar um bom negócio. O Viva Balneário vai trazer algumas dicas direcionadas para tipos específicos de imóveis.

Como Comprar um Apartamento

Saiba como Comprar um Apartamento

Nas grandes cidades ou nos locais mais valorizados (como a cidade de Balneário Camboriú) o crescimento vertical é grande e o espaço cada vez mais caro. Com isso, os apartamentos acabam sendo mais procurados. O apartamento pode ser novo, usado ou comprado na planta. Veja vantagens e desvantagens de cada tipo:

Apartamento novo: a grande vantagem de comprar um apartamento é que você vai ter um imóvel de primeira. Além disso, apenas em empreendimentos novos é possível conseguir financiar 100% do imóvel. Por outro lado, um apartamento novo à venda chega a custar o dobro do preço de um usado.

Apartamento usado: um apartamento usado tem o preço bem mais em conta do que um imóvel novo. Dependendo do valor que você tem em mãos, dá até para fazer a compra à vista. Por outro lado, talvez seja preciso fazer algumas reformas. Além disso, será preciso dar uma entrada para a compra a prazo. Os programas de financiamento como os da Caixa Econômica Federal não dão 100% de financiamento para imóveis usados.

Apartamento na planta: uma terceira opção para compra de um apartamento é comprar um imóvel na planta. O preço não é tão caro quanto o de um imóvel novo. Por outro lado, você terá de ter paciência para se mudar. Isso acontece porque você deve esperar o imóvel estar pronto. Não se esqueça de procurar saber se a construtora que você está contratando é de confiança.

Como Comprar uma Casa

Saiba Como Comprar uma Casa

Há pessoas que preferem adquirir uma casa do que um apartamento. Nas cidades grandes, as residências são mais valorizadas devido a escassez de espaço. Já no interior, chega a ter preço mais baixo do que de um apartamento. O trâmite de compra de uma casa é similar ao de um apartamento. A grande diferença está na capacidade de construir uma casa em um terreno.

Comprar um terreno e construir: a vantagem de comprar um terreno e construir é a capacidade de customizar uma casa. É possível fazer financiamentos em bancos para comprar um terreno. É preciso apenas ter cuidado com a região em que se vai comprar um terreno. Algumas construtoras vendem lotes em condomínios em locais mais distantes. Os preços são mais baixos, mas é bom tomar cuidado com a localização.

Comprar uma casa já construída: a outra opção é comprar uma casa já construída. As vantagens são similares a comprar um apartamento usado. Há de se ter cuidado com as reformas. Ainda há casos que vale a pena comprar uma casa já construída mais pelo terreno do que pela casa.

Dicas para Comprar um Imóvel

Dicas na Compra de um Imóvel
  • Faça uma pesquisa completa nos bairros da cidade em que você planeja comprar. É importante ter noção exata de qual é o preço praticado no mercado.
  • Entre em contato com muitos donos dos locais. Faça todas as perguntas possíveis e agende uma visita. Jamais compre ou faça qualquer depósito sem conhecer o local pessoalmente.
  • Tenha em mente que você vai tem que ter um valor para dar entrada no imóvel. Tenha consciência de quanto mais rápido financiar, menos juros irá pagar.
  • Quando for procurar um banco, descubra as taxas de juros. Fique ligado com os programas do Governo Federal. Eles podem ser muito úteis.
  • Converse sobre a aquisição com pessoas próximas de confiança. Uma compra é uma decisão que precisa ser pensada. Duas cabeças pensam mais do que uma.

Normalmente quando se tem todo o dinheiro para o pagamento de um imóvel a vista, o valor do empreendimento será sempre mais baixo do que um financiamento, porém sabemos que esse é um caso que está reservado somente a uma pequena parcela das pessoas. Mas lembre-se sempre que na hora de optar por um financiamento de imóvel, analisar todos os valores de parcelas para ver qual opção será mais acessível a você, onde em quanto menos tempo escolher para pagar o imóvel menor será o valor final do empreendimento. Esperamos que essas dicas tenham ajudado vocês na hora de comprar um imóvel.

Rafael Weiss

Jornalista, sócio do Viva Balneário, pós graduado em Jornalismo Empreendedor, músico ocasional, trabalha com assessoria de imprensa e marketing político desde 2000.


  • Juninho Rodrigues

    Qual seria o desconto em % de um imóvel comprado a vista?