Imóveis na Planta

Uma das opções para quem deseja adquirir uma casa própria, quer pagar menos e não tem tanta pressa em se mudar é a compra de um imóvel na planta. A aquisição de imóveis na planta se dá quando você começa a pagar por uma casa ou apartamento que ainda está em construção ou no projeto. Normalmente, este projeto “pré-pago” é feito por uma construtora ou empreiteira.

Imóvel na Planta

Como dito no início deste texto, a grande vantagem da compra de um imóvel na planta é o preço. A aquisição de imóvel residencial na planta chega a ser 25% barato do que comprar um imóvel já construído. Isso vale tanto para casas como para apartamentos. Além disso, ele garante que você seja o primeiro dono da casa ou apartamento, ou seja, ele estará novinho em folha.

Mas nem tudo são flores no mundo das compras desses imóveis de primeira viagem. Tantas ofertas tentadoras têm um preço: a sua confiança. É preciso tomar alguns cuidados antes de fazer uma aquisição nesse tipo de imóvel. Já aconteceram alguns casos de pessoas que juntaram o suado dinheiro, pagaram pelo empreendimento na planta e, na hora da entrega, ficaram de mãos abanando. Por isso, é bom seguir algumas dicas na hora de comprar apartamentos ou casas na planta.

Imóveis na Planta: Uma excelente opção

Quais cuidados tomar na compra de imóveis na planta

Verifique o histórico da empresa: a compra de um apartamento ou uma casa é um grande investimento. Sendo assim,você não está cometendo nenhum pecado de ser cuidadoso e “chato” em certos pontos. Afinal, é o seu dinheiro que está em jogo. A primeira coisa que você deve levar em conta é o histórico da empresa que está oferecendo a oferta.

Basicamente, há duas formas de checar a eficiência de uma empresa. A primeira é verificando o registro do empreendimento. Isso pode ser feito perguntando qual é o cartório em que o imóvel está registrado. Tão ou mais importante do que isso é verificar se a empresa tem um histórico de venda de imóveis na planta. Procure saber se há outras construções e (se possível) visite os donos para ver o nível de satisfação das pessoas, tanto com a entrega como com a qualidade do empreendimento.

Confira o contrato e veja detalhes: como o imóvel que está na planta é algo abstrato, é importante verificar alguns detalhes para não ter problemas posteriormente. As duas informações que devem ser observadas no contrato são em relação às especificações do imóvel e em relação ao preço.

Observe detalhes como a metragem do apartamento ou casa que você vai comprar. Se a empreiteira entregar um imóvel inferior ao que você comprou, há possibilidade de reclamações posteriormente. Além disso, verifique detalhes em relação ao preço como, por exemplo, se ele é fechado ou há alguma previsão de taxa posterior. Além disso, verifique previsão de custos extras e de entrega do imóvel. Veja se há sanções para a empreiteira caso haja atraso na entrega.

Veja a possibilidade de financiamentos no imóvel: a compra de um imóvel na planta permite a possibilidade de você financiar o apartamento ou casa. Verifique a se Caixa Econômica Federal tem algum tipo de financiamento para a aquisição. Existem pessoas que compram casas ou apartamentos na planta como forma de investimento. Depois de construídos, eles vendem o apartamento por um valor muito maior do que o pago. Pode ser uma saída também. Boa sorte na compra da sua casa ou apartamento.

Rafael Weiss

Jornalista, sócio do Viva Balneário, pós graduado em Jornalismo Empreendedor, músico ocasional, trabalha com assessoria de imprensa e marketing político desde 2000.