Com 1,3 minuto, primeiro filme institucional 100% em IA é concebido para construtora brasileira

Com impressionantes 1 minuto e 30 segundos de duração e mais de 2 mil cenas geradas (além de milhares de outras para o resultado pretendido), o primeiro filme publicitário 100% feito em Inteligência Artificial para uma construtora brasileira foi lançado neste domingo, 13, na TV, em horário nobre. Segundo os desenvolvedores, o grande desafio foi costurar milhares de detalhes por tanto tempo e manter a consistência visual dos personagens e do cenário em si. Atender exatamente a filosofia da construtora J.A. Russi e seu público-alvo foram outro dos obstáculos superados. Afinal, há mais de 35 anos, com 500 mil m2 construídos e VGV de R$ 1,3 bilhão em 2024, atende consumidores de alto padrão, portanto, perceptíveis aos detalhes. A campanha carrega o slogan “Legado que constrói confiança”, e foi concebida pela agência de publicidade Metra, responsável pelo conceito, e executada pela especializada em IA, a WegoW, braço do Grupo W, ambas com décadas de experiências e atendimento a grandes marcas. 

“Além de superar as expectativas da J.A. Russi, que é uma empresa de alta credibilidade e com grau de exigência superior, a  campanha representa um marco para a publicidade e para o mercado da construção civil. Fomos além de um de um audiovisual de curta duração e que, mesmo assim, ainda é raro no Brasil, mas já existem importantes marcas inovando. Nosso projeto utilizou inúmeras ferramentas e, literalmente, fomos “até o limite” para obter imagens super realistas em um minuto e meio de vídeo. Mesmo todo criado em IA, a criatividade de dezenas de pessoas, durante  dias e noites,  envolvidas nesse trabalho, é que fez a diferença. Ou seja, a cada segundo, surge uma avalanche de recursos em IA, porém, qualquer um deles sempre dependerá de profissionais com experiência e sensibilidade para direcionar o processo, fazer curadoria e garantir que o resultado tenha alma, coerência e impacto emocional”, afirma Eduardo Zilinsky, diretor da Metra.

A campanha, que carrega o slogan “Legado que constrói confiança”, reforça a solidez dos 35 anos da companhia, fundada em Itapema (SC), cidade que ocupa a segunda posição no ranking nacional do metro quadrado mais valorizado, e busca apresentar ao mercado uma marca que alia tradição e que  acompanha as transformações tecnológicas. 

O principal desafio do projeto, segundo Adriano Cruz, CEO da Wegow, esteve na consistência visual em toda a duração do vídeo e em cada detalhe, um dos pontos mais complexos e desafiadores no uso da inteligência artificial atualmente, para gerar sequências longas, a partir de 10 segundos. “Todas as etapas desse filme foram geradas por  IA: as mais de 2 mil cenas, os personagens, os ambientes, as vistas, a locução e até as trilhas sonoras. Para alcançar o resultado ideal, cada uma dessas milhares de cenas deve ter exigido cerca de 200 versões diferentes. Manter os personagens com a mesma aparência, vestuário, emoção e expressividade ao longo de todo o comercial exigiu muitos estudos para saber as ferramentas mais apropriadas para esse “quebra-cabeças”, mas chegamos lá e temos grande orgulho de ser um projeto 100% brasileiro”, detalha.

Segundo ele, após buscas entre centenas de recursos, o projeto utilizou dez ferramentas distintas de IA, combinando tecnologias para trilhas sonoras, imagens, movimentos e locuções, em um trabalho de coordenação minuciosa que consumiu semanas de curadoria e ajustes.

O filme tem início com um bebê caminhando descalço, em uma cena que ilustra a frase “Você confia o seu chão a nós”. Ao longo da campanha, surgem imagens de obras em andamento, de empreendimentos da construtora, como o Sunny Coast, e de famílias em momentos de convivência. Os ambientes retratados exibem acabamentos sofisticados, com mármore e madeira, em um desfecho que reforça a elegância e a solidez, 100% associados à marca.

“Este lançamento traz de forma real nossos produtos e serviços, extraídos de forma realista e cuidadosa com o uso das tecnologias. Também marca um novo capítulo na forma como o setor imobiliário pode se comunicar com o público. Além disso, a J.A. Russi reforça seu posicionamento como uma empresa que respeita seu legado, mas que também está aberta às transformações do mercado. Para o setor da construção civil, historicamente mais conservador, o comercial inaugura novas possibilidades, ao conectar tradição e tecnologia em um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo”, afirma Ricardo Serpa, diretor administrativo do Grupo J.A. Russi.