Com PIB que deve crescer o dobro da média nacional, SC revela novos eixos para investimentos imobiliários
Santa Catarina, que projeta um crescimento do PIB duas vezes maior que a média nacional em 2025, se solidifica como um dos principais centros econômicos e de qualidade de vida do país e estimula a expansão do mercado imobiliário em regiões com altos índices de valorização, como é o caso do litoral catarinense. Novos investimentos como um novo bairro planejado em Barra Velha, que deve abrigar mais de 13 mil pessoas, uma área estratégica entre a BR-101 e o mar, criam novos estímulos para negócios e desenvolvimento.
Com o dinâmico cenário econômico de Santa Catarina, que cresce em ritmo acelerado e bem acima da média nacional, o estado se consolida como um grande polo de valorização imobiliária, especialmente em importantes eixos turísticos e logísticos como o litoral, às margens da BR 101, em regiões que vão de Florianópolis a Joinville. Entre as novas apostas de investidores, a cidade de Barra Velha, no litoral catarinense, está entre os polos de maior potencial de valorização imobiliária sustentável.
A localização estratégica de Barra Velha, à beira da BR-101, e a presença de grandes empresas e indústrias como Havan e Cebrace, já indicam seu potencial. Agora, com a expansão da infraestrutura viária, saneamento e mobilidade, a cidade se transforma cada vez mais em um ambiente propício para empreendimentos habitacionais com valorização sustentável.
O crescimento de Barra Velha está associado ao desempenho econômico de Santa Catarina. O Governo do Estado por meio de indicadores compilados da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) estima que o PIB de Santa Catarina registrou um impressionante aumento de 6,9% nos 12 meses encerrados em março deste ano. Este crescimento é o dobro da alta prevista para o Brasil no mesmo período.
Além disso, a indústria catarinense teve uma notável alta de 8% nesse período, e a taxa de desocupação no estado é a menor do país, em apenas 3%, registrada no primeiro trimestre deste ano, reflexos de um mercado de trabalho aquecido e uma economia vibrante. A construção civil em Santa Catarina, nos primeiros quatro meses de 2025, gerou mais de 11,5 mil postos formais de trabalho, além dos 49,7 mil postos criados no ano passado. Essa expansão é um termômetro direto do aquecimento do mercado imobiliário e dos investimentos.
Em Barra Velha, a ABecker, uma das maiores urbanizadoras especializadas em loteamentos e condomínios logísticos e residenciais do país, com um portfólio de 60 mil lotes, aposta alto na cidade. A empresa prevê a implantação de um bairro planejado em uma área estratégica entre a BR-101 e o mar. Este megaprojeto deverá abrigar mais de 13 mil pessoas em um total de 4.216 lotes. A primeira fase, com 1.682 lotes, já está com as obras em ritmo acelerado, evidenciando o compromisso com o desenvolvimento local.
“Barra Velha oferece uma combinação única de belezas naturais, infraestrutura logística de ponta e um ambiente econômico impulsionado pelo crescimento do PIB de Santa Catarina”, destaca o CEO da ABecker, Anderson Becker. “Nosso bairro planejado visa não apenas suprir a crescente demanda por moradia, mas também criar um ativo de valorização sustentável, em linha com o dinamismo econômico do estado. A acessibilidade da BR-101 é mais um elo de desenvolvimento e que conecta Barra Velha a grandes centros urbanos como Joinville, Itajaí e Balneário Camboriú.”
O projeto da ABecker em Barra Velha, ao integrar áreas residenciais, comerciais e de lazer em um bairro planejado, atende à demanda habitacional, mas também contribui para o desenvolvimento ordenado e sustentável da cidade.
Sobre ABecker
Com mais de 60 mil lotes em seu portfólio, sendo 19 mil já entregues, a ABecker se consolida como uma das maiores urbanizadoras do país. Sob a liderança do CEO Anderson Becker, a empresa tem impulsionado o desenvolvimento urbano em Santa Catarina e outras regiões do Brasil, aliando expansão com entregas consistentes. Becker foi reconhecido internacionalmente com o prêmio Winner Awards 2022, em Paris, e recebeu o título de Líder do Brasil em 2023, reforçando sua relevância no empreendedorismo nacional.