Conheça a cidade de Santa Catarina que desponta em oportunidades imobiliárias; e também fica no litoral
Localizada a poucos quilômetros das cidades que lideram o valor do metro quadrado no país (FipeZAP), Tijucas é apontada por especialistas como área de destaque para oportunidades em investimentos imobiliários em SC, e trará já no início de 2026 lançamento de bairro planejado de alto padrão com um diferencial a mais para rentabilidade superior: a sua localização e estrutura à beira das águas.
A poucos quilômetros de alguns dos metros quadrados mais caros do Brasil, Tijucas, no litoral de Santa Catarina, começa a despontar como uma das novas fronteiras de valorização imobiliária. Enquanto cidades vizinhas como Itajaí, Balneário Camboriú, Itapema e Florianópolis já figuram entre as líderes do índice FipeZap, o município, com evolução em sua infraestrutura e projetos sustentáveis para empreendimentos de alto padrão, passa a ser apontado por especialistas como alternativa viável à saturação desses mercados consolidados e com alto potencial de rentabilidade futura. Segundo levantamento do portal Proprietário Direto, o metro quadrado residencial médio em Tijucas está em R$ 7.375. Na prática, isso significa que investidores conseguem acessar uma região em rota de crescimento com valores ainda competitivos em relação aos mercados vizinhos já maduros – mas que estão prestes a mudar com a ascensão do município.
Para especialistas, o potencial de valorização, aliado à localização estratégica na costa catarinense e às margens da BR-101, e à proximidade com importantes centros urbanos e polos econômicos, coloca o município em posição privilegiada na nova onda de expansão do litoral catarinense. “Tijucas reúne hoje uma combinação rara de atributos: conta com natureza preservada, belos redutos naturais e está no eixo mais dinâmico de SC. Por isso, ainda tem espaço para crescer com planejamento e oferece um metro quadrado muito competitivo, inclusive em regiões historicamente mais nobres, como as que estão na beira de praias ou de rios e baías. Esse é o tipo de cenário que costuma anteceder ciclos consistentes de valorização”, afirma Ricardo Laus, diretor da Novo Ambiente Urbanismo e especialista em mercado imobiliário.
Entre os projetos de destaque está o Rio Parque, primeiro bairro-parque de Tijucas na localização considerada a mais nobre da região, à beira-rio. Com 460 mil metros quadrados e 700 terrenos previstos (entre residenciais, comerciais e áreas para incorporação), o empreendimento tem lançamento previsto para o início de 2026 e investimento inicial estimado em R$ 50 milhões.
Estudo elaborado pela Cia Inteligência aponta que bairros planejados em Tijucas tiveram uma valorização média de 30% ao ano. Inspirado em referências internacionais, o bairro planejado desenvolvido pela Novo Ambiente Urbanismo integrará moradias, comércio, serviços, áreas de lazer, marina e um parque linear de dois quilômetros ao longo dos rios Tijucas e Oliveira, com estrutura e drenagem de alto nível que garante, inclusive, resistência a intempéries, em casos, por exemplo, de enchentes. O projeto prevê ainda cabeamento subterrâneo, ruas arborizadas e uma forte integração com a natureza do entorno. A implantação será feita em duas etapas, com conclusão total prevista até meados de 2030.
“O Rio Parque foi pensado como um bairro-parque que respeita a geografia dos rios, valoriza as áreas verdes e prevê infraestrutura de alto padrão desde o primeiro traço de projeto. Nosso objetivo é atrair moradores, empreendedores e investidores que enxerguem Tijucas como o futuro do mercado imobiliário em Santa Catarina, com qualidade de vida, segurança e valorização no longo prazo”, completa Ricardo Laus.
Sobre a Novo Ambiente Urbanismo
A Novo Ambiente Urbanismo foi idealizada por Ricardo Laus, profissional com mais de 20 anos de experiência no setor e participação em projetos que somam mais de 4 mil lotes entre lançados e entregues. Ao lado de Jaqueline de Souza Laus, responsável pelas áreas de marketing e relações institucionais, a empresa atua no desenvolvimento de bairros planejados com foco em qualidade de vida, integração com a natureza e alto potencial de valorização. Naturais de Tijucas (SC), os fundadores acompanham de perto a evolução da cidade e têm como missão contribuir para um crescimento urbano sustentável e bem estruturado.
