Outubro Rosa: Campanhas corporativas de prevenção têm salvado vidas no Brasil

Propagar o conhecimento sobre o ciclo de autocuidado necessário para prevenir o câncer de mama e sobre a doença em si tem feito parte das campanhas de empresas de todo o Brasil. No litoral catarinense, uma palestra promovida pela Construtora CK de Itajaí foi o ponto de partida para a descoberta de um câncer de uma de suas colaboradoras. 

 “Quando alguém vem na nossa ‘casa’ e fala sobre o assunto, desperta a curiosidade. Quando decidimos investigar, percebemos que ninguém está livre desta doença”, conta Caroline Pauli Pautier, gestora financeira da Construtora CK, que faz questão de compartilhar a sua experiência com objetivo de incentivar outras pessoas a realizarem os exames preventivos do câncer de mama. Foi em um evento promovido pela empresa que trabalha, a Construtora CK, que entendeu com mais detalhes sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, o que a motivou a fazer exames e descobrir um nódulo em estágio avançado. Graças ao diagnóstico correto, Caroline iniciou o tratamento em tempo, está curada e hoje realiza acompanhamento contínuo.

A experiência da colaboradora é um exemplo de como campanhas de conscientização dentro das empresas podem ser determinantes para a detecção precoce de doenças como o câncer de mama, que têm até 90% de chances de cura quando identificada no início. Conforme o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o mais incidente em mulheres no Brasil, excluídos os tumores de pele não melanoma, com taxas mais altas nas regiões Sul e Sudeste. Para cada ano do triênio 2023-2025 foram estimados 73.610 casos novos no país.

No caso da Construtora CK, a conscientização alusiva à campanha Outubro Rosa já faz parte da cultura empresarial. A empresa realiza, anualmente, uma palestra envolvendo especialistas com objetivo de compartilhar conhecimento e incentivar as suas colaboradoras a se cuidarem e a realizarem exames preventivos. A ação deste ano ocorreu na quarta-feira (15) e reuniu mais de 50 mulheres de diferentes setores. “Acho de extrema importância essas ações para levar conscientização e trazer à luz um assunto tão delicado que envolve a intimidade da mulher. Eu sempre soube do autoexame, mas naquele ano, com o alerta da palestra, tomei a decisão de buscar ajuda com indicação da palestrante. Se não fosse por isso, talvez fosse tarde demais”, afirma Caroline.

Neste ano, a palestrante da ação da CK foi Lays Silva, empreendedora e voluntária do Projeto Amor & Alma, que compartilhou a sua própria experiência com o câncer de mama. “Quando uma empresa abre espaço para falar sobre o Outubro Rosa, ela promove conscientização, e cria um ambiente de apoio e empatia. Essas ações geram um impacto real, pois, muitas vezes, uma conversa sincera pode ser o que salva uma vida”, diz.

Para Charles Kan, diretor da Construtora CK, campanhas de saúde são mais do que uma responsabilidade, é um compromisso da empresa com a sociedade. Esperamos que ações e casos reais como o da nossa colaboradora, que voluntariamente concordou em expor o seu caso, possa se propagar para outras empresas e contribuir com a conscientização. Nossa missão como construtora é levar o bem-estar por meio da moradia. Porém, a saúde é a base de tudo para que possamos usufruir de qualquer experiência. Por isso, apoiamos iniciativas desde o cuidado com a saúde mental, representada no mês de setembro, agora com a importância da prevenção do câncer de mama, com o Outubro Rosa e no mês que vem, no combate ao câncer de próstata. Todos esses movimentos são muito válidos e a troca de ideias e de conhecimento faz toda a diferença”, comenta Kan.

A próxima ação da construtora será alusiva ao Novembro Azul, campanha de conscientização sobre a saúde masculina. A iniciativa também contará com palestras e orientações para os funcionários nas obras da construtora sobre a importância de realizar os exames preventivos.

Sobre a Construtora CK

Sob direção de Charles Kan, a Construtora CK se destaca no mercado catarinense desde 2010. A empresa se consolidou como uma referência no setor devido ao seu sólido landbank e à sua atuação estratégica em três cidades do litoral norte catarinense: Navegantes, Itajaí e Balneário Camboriú. Com quase 15 anos de experiência, entregou até o momento 15 empreendimentos, totalizando 957 unidades habitacionais e 170 mil metros quadrados construídos. Atualmente, possui 3 obras em andamento, ambas em Itajaí: Artefacto Towers by CK, Urbe Residence e Habitah Praia Brava.

Mais informações: https://www.construtorack.com.br/.