Alargamento da Praia em Balneário Camboriú: uma realidade

dronebc-diegomezzogiorno-03

Primeira etapa chegou até a Barra Sul com a cobertura de grande área junto ao molhe Sul (FOTO: DIEGO MEZZOGIORNO)

A primeira etapa da obra de alargamento da Praia Central de Balneário Camboriú finalizou na última semana. Desde a Rua 3700 até o molhe da Barra Sul, o trabalho de aterro foi praticamente feito 24 horas por dia, com a draga moderna e eficiente, Galileo Galilei. Nesta semana a draga esteve no Porto de Paranaguá para reabastecimento e reparos e já está de volta, para iniciar a segunda etapa do alargamento, com o aterramento em direção ao norte da praia.

Depois de mais de 40 anos de ideias, discussões, projetos, até plebiscitos, o município está fazendo o tão sonhado alargamento da praia. No começo da obra no mês de agosto, muito se falou pelas redes sociais no país. Erroneamente se falou que um dos motivos do alargamento seria trazer mais sol para a Praia Central, o que não é verdade. O desenvolvimento da cidade infelizmente ao longo de 50 anos, não determinou alturas e distanciamento da construção de grandes edifícios na orla, desde muito cedo, inclusive pela sua posição solar, a cidade sofre com sombra na praia, não é de hoje e nem por culpa dos recentes arranha-céus.

dronebc-diegomezzogiorno-01

Pontal Sul ganhou uma área de aterramento maior, para proporcionar maior espaço para eventos esportivos e para a comunidade (FOTO: DIEGO MEZZOGIORNO)

O fato é que com o seu crescimento ao longo dos últimos 30 anos, a cidade precisava de um respiro na sua parte da orla, para dar mais espaço para as pessoas. Todos os projetos sempre contemplaram essa ideia e o projeto atual não é diferente. Dar mais espaço não somente para os milhares de turistas que curtem a areia da praia, mas também quem quer fazer a orla, o seu parque para caminhadas, corridas, tomar um chopinho com amigos e curtir as belezas da Praia Central. Este sim, sempre foi um dos pontos mais importantes na ideia de alargamento.

DRAGA GALILEO GALILEI - KAIO GARCIA

Draga Galileo Galilei é responsável por manter o ritmo do aterramento acelerado (FOTO: KAIO GARCIA PMBC)

Desde sábado (18), a obra de recuperação passou a ser feita da Rua 3700 na direção norte. Na parte sul da praia, já recuperada, houve o desmonte e retirada da tubulação utilizada nesse trecho. O preenchimento da Rua 3700 em direção ao Centro vai ser feito até a altura da Rua 2200. Quando o preenchimento chegar na 2200, a tubulação que traz a areia da draga até a praia será flutuada e removida a ponta que fica em terra até o trecho de praia diante desta rua, começando em seguida a dragagem daquele ponto em direção ao Pontal Norte, até completar o preenchimento de toda praia.

Essa remoção da ponta da tubulação principal da 3700 até a 2200 é necessária para que o material que vem impulsionado da draga chegue mais rápida e facilmente até o Pontal Norte. A previsão para término desta obra de preenchimento é novembro deste ano.

Rafael Weiss

Jornalista, sócio do Viva Balneário, pós graduado em Jornalismo Empreendedor, músico ocasional, trabalha com assessoria de imprensa e marketing político desde 2000.