Aprenda a famosa receita do chef Duba de “Risoto de limão siciliano com camarões”

Ideal para os dias quentes por ser refrescante e combinar o cítrico limão típico da Sicília com o sabor de frutos do mar das terras mediterrâneas, o prato do chef Duba, servido no restaurante do Villa d´Ózio, em frente à Brava, em Itajaí, virou sucesso em Santa Catarina. Para quem quer preparar a receita em casa, o chef compartilha os segredos para harmonizar sabores.

Os dias de calor intenso pedem refeições mais leves, refrescantes e os sabores cítricos combinam muito com a estação.  O “Risoto de limão sicliano com camarões” é um dos pratos mais buscados no charmoso restaurante do Villa d´Ozio Hotel. Aberto ao público, o restaurante fica em frente a uma das praias mais belas do Brasil, a Brava, em Itajaí, no litoral norte de Santa Catarina.

Este prato se tornou um dos mais requisitados por sua combinação equilibrada de sabores, além de lembrar pratos muito servidos em lugares paradisíacos do mundo como a Costa Amalfitana, na Itália, combinado com os incomparáveis temperos e produtos frescos brasileiros. É irresistível. A acidez do prato o torna leve e fácil de apreciar, enquanto a mistura de camarões grelhados no arroz oferece uma variedade de texturas, a percepção de um toque defumado e sabores que cativam os clientes. É uma ótima opção para servir em casa também e que desperta o apetite e satisfaz os desejos por uma refeição deliciosa”, comenta o chef Duba. 

Em um ambiente intimista e elegante à beira-mar, os pratos servidos no restaurante do Villa d´Ózio, que têm inspiração mediterrânea, atraem um público exigente, especialmente casais, grupo de amigos e executivos de negócios de Santa Catarina, de estados vizinhos, como Rio Grande do Sul e Paraná, e da região Sudeste em busca de sabores únicos em lugar aconchegante e em contato com a natureza.  Para quem ainda não teve a oportunidade de conhecer o ambiente ou deseja fazer a receita em casa, o chef Duba ensina. Confira. 

Ingredientes

  • 300g de arroz arbóreo
  • 1,3 litro de caldo de legumes (feito preferencialmente de forma artesanal com legumes frescos como  salsão, cenoura e cebola)
  • 1 cebola grande, cortada em cubinhos
  • 200ml de vinho branco
  • 500g de camarões rosa (grande) eviscerados com colinha
  • 500g de camarões cinza (pequenos) eviscerados e sem colinha
  • Manteiga
  • Queijo parmesão ralado
  • Raspas e suco de 1/2 limão siciliano
  • Spray de água
  • Sal e pimenta a gosto

Modo de fazer

Em uma panela, ferva água com salsão, cenoura e cebola cortados em pedaços grandes. Deixe ferver por cerca de 30 minutos e coe, reserve o caldo. Em outra panela, aqueça um pouco de manteiga e refogue a cebola cortada em cubinhos até que fique transparente.

Adicione o arroz arbóreo na panela com a cebola e refogue por alguns minutos, mexendo constantemente, até os grãos ficarem levemente tostados.

Despeje o vinho branco e mexa até que seja absorvido pelo arroz. Comece a adicionar o caldo de legumes aos poucos, mexendo o risoto constantemente e adicionando mais caldo conforme for evaporando. Continue esse processo até o arroz estar quase no ponto.

Enquanto o risoto cozinha, aqueça uma frigideira em fogo alto. Tempere os camarões com sal e pimenta a gosto. Grelhe os camarões na frigideira quente em temperatura alta, cuidando para não sobrecarregar a frigideira. Abafe a frigideira ocasionalmente para manter a umidade dos camarões e use o spray de água conforme necessário.

Quando o risoto estiver quase pronto, adicione manteiga, queijo parmesão, raspas e o suco de limão siciliano. Mexa bem para incorporar os ingredientes e, por último, adicione os camarões menores,  para não cozinhar dentro do arroz. Sirva o risoto em pratos individuais, colocando os camarões grandes por cima do arroz. Decore com mais raspas de limão e sirva imediatamente.

Rafael Weiss

Jornalista, sócio do Viva Balneário, pós graduado em Jornalismo Empreendedor, músico ocasional, trabalha com assessoria de imprensa e marketing político desde 2000.