Com apartamentos a partir de R$ 9,5 milhões, edifício high tech em Santa Catarina terá segurança monitorada por IA

Empreendimento que está sendo construído em Itapema, no litoral de Santa Catarina, trará alta tecnologia de segurança que inclui monitoramento e interação com câmeras de alta performance controlados por inteligência artificial, além de recurso inteligente para limpeza de vidros na fachada e barramentos blindados.

Com menos de 60km², a cidade de Itapema, no litoral norte catarinense, é fenômeno nacional e, ao atingir uma das melhores valorizações imobiliárias do país, com índices de quase 20% ao ano, se tornou um metro quadrado disputado e cada vez mais seletivo. Por isso, empresas têm investido em inovações em empreendimentos multimilionários de alto luxo. É o caso de Neymar Pai, que junto com empresários da cidade, entre eles Carla Fernanda Paulo, Ivan Buhler, Luiz Carlos Feitosa, Manoela Cristina Passos Legarrea e Willian Rothemburg, está construindo um dos mais sofisticados e tecnológicos empreendimentos do Sul do Brasil, que além do privilégio de estar à beira-mar, o metro quadrado mais concorrido, com áreas generosas e privativas para lazer e esporte, é carregado de sistemas inteligentes. O Edify One terá 68 apartamentos, com metragens que vão de 264 m² a 966 m² e valores a partir de R$ 9,5 milhões.

Entre os diferenciais, será implantado um sistema moderno que controla a segurança em todo o edifício por inteligência artificial, antecipando uma tendência que deve tomar conta das empresas do setor nos próximos anos, segundo pesquisas.

“Apesar de Itapema ser uma cidade segura, com baixos índices de criminalidade, o Edify One é um empreendimento do futuro. Ainda que seja nova no país, na utilização em condomínios, a inteligência artificial é uma realidade cada vez mais presente. Trazer ao país o que há de mais moderno também contribui e inspira no desenvolvimento de modelos construtivos inteligentes. O sistema com uso de inteligência artificial proporciona uma vigilância mais eficaz, com câmeras espalhadas por todo o edifício de alta performance, com reconhecimento facial e análise constante de movimentos atípicos no entorno do prédio, além de interações e concentração de dados precisos que detectam qualquer tipo de ameaça. Mas para que a tecnologia seja utilizada de maneira eficiente, também vamos investir no treinamento da equipe de condomínio que vai utilizá-la”, afirma a diretora da construtora, Manoela Passos Legarrea.

O prédio também terá o inovador sistema Building Maintenance Unity (B.M.U.), mecanismo inteligente de suspensão para limpeza de fachadas, içamento de mobílias, entre outras funcionalidades.

Outra tecnologia disponível no empreendimento é o barramento blindado, que substitui o cabeamento convencional na transmissão de energia elétrica e é mais seguro e duradouro. Para garantir melhor isolamento térmico, o Edify One terá fachada ventilada, sistema que elimina pontes térmicas e reduz a umidade. Nas garagens do prédio, que foram projetadas para receber carros esportivos de alto luxo e terão até manual de manobrabilidade, haverá pontos de carregamento para automóveis elétricos.

Rafael Weiss

Jornalista, sócio do Viva Balneário, pós graduado em Jornalismo Empreendedor, músico ocasional, trabalha com assessoria de imprensa e marketing político desde 2000.