Comemorações dos 55 anos de Balneário Camboriú seguem durante todo mês de julho

Julho está chegando com eventos e atrações para quem estiver em Balneário Camboriú nesse período. Como a cidade completa 55 anos dia 20, a Prefeitura, em parceria com entidades e associações, prepararam uma programação especial para celebrar a data. Mais de 50 eventos esportivos, culturais, gastronômicos, turísticos e educativos estão previstos a partir de 2 de julho e até 4 de agosto (confira no anexo a programação completa). Entre eles, os tradicionais, que há anos integram o calendário de aniversário, e os que estreiam em 2019. Na programação, há atividades gratuitas e pagas. Também haverá inaugurações e festas.

Mais de 50 eventos esportivos, culturais, gastronômicos, turísticos e educativos estão previstos a partir de 2 de julho e até 4 de agosto

“Para comemorar estes 55 anos de Balneário Camboriú, temos uma vasta programação que vai de eventos culturais a esportivos, até eventos sociais e de celebração da data, como o tradicional corte do bolo. A agenda de eventos atravessa o mês de aniversário e é muito importante que as pessoas participem, comemorem a nossa cidade, e a experiência de viver em nossa bela cidade”, destacou o prefeito Fabrício Oliveira.

Novidades

Entre as novidades do calendário neste ano, está o 1º Passeio Ciclístico Pedal 60+ BC. Organizado pela Secretaria da Pessoa Idosa, o passeio ciclístico será dia 21, às 8h30, na Avenida Atlântica. A intenção da atividade é conscientizar os idosos sobre a necessidade da prática de exercícios físicos para prevenir doenças e também sobre a importância da bicicleta como meio de transporte.

Atividades ligadas ao meio ambiente também integram a programação. Em 14 de julho, às 10h, no Atracadouro Barra Sul, serão apresentados os resultados do ReciclaBC, projeto da Prefeitura, executado pela Ambiental Limpeza Urbana e Saneamento Ltda, que objetiva aumentar a quantidade de resíduos reciclados.

Outra novidade é a inauguração da Casa da Mulher dia 18, às 9h. Localizada na Rua 2850, nº 303, a Casa será um Centro de Convivências onde serão ministradas oficinas gratuitas para qualquer morador de Balneário Camboriú, para todas as idades.

Em 27 de julho, às 10h, será inaugurada a revitalização da Praça Higino João Pio, que ganhou um parque para cães, nova iluminação, jardinagem e contentores subterrâneos.

Tradicionais

A Cãominhada é um dos eventos tradicionais. Na 10ª edição, a Cãominhada será dia 13, às 9h. Donos de cães poderão participar levando os pets para um passeio pela Avenida Atlântica e Praça Almirante Tamandaré.

O Corte do Bolo é dos eventos mais esperados. Será no dia 20, aniversário da cidade. A população poderá saborear o bolo de aniversário na Rua 3100, às 9h. No mesmo dia, ocorre o Casamento Coletivo de 55 casais. O número de casais é uma alusão à idade que o município completará.

Outra festividade tradicional, criada em 2004, é “Os Amigos se Encontram”. Mais de 80 grupos de amigos vão se reunir no dia 20, na Avenida Atlântica, das 11h às 17h, para confraternizarem.

Gastronomia

O 10º Balneário Saboroso, um dos principais eventos gastronômicos do Sul do país, também faz parte do calendário. A edição comemorativa de 10 anos do Balneário Saboroso ocorrerá de 4 a 28 de julho em 37 restaurantes selecionados e valorizará a culinária local por meio de menus inéditos.

Para quem gosta de peixe, nos dias 6 e 7, a Festa dos Pescadores, evento organizado pela Colônia de Pescadores da Barra há mais de 30 anos, é uma boa pedida.

A 26ª Feijoada Beneficente do Lions Clube será dia 13, às 12h, na sede da entidade, com o objetivo de angariar fundos para ações sociais. Ainda haverá a Festa da Tainha do Estaleiro dias 13 e 14, realizada pela Associação dos Moradores da Praia do Estaleiro.

Já a Festa do Bom Sucesso, da Secretaria do Turismo e Fundação Cultural, promete fazer aflorar as raízes açorianas de Balneário Camboriú de 26 a 28 de julho, na Praça do Pescador, por meio de pratos e artesanatos típicos. No dia 27, das 12h às 20h, terá a Churrascada Premium Beef, no Espaço FG Sul.

Esportes

Atrações esportivas não faltarão em julho. Estão previstos Campeonato Catarinense de Arrancada, Copa de Futevôlei, Meia Maratona, CUP Internacional de Futebol, Desafio Interpraias de Ciclismo, Remo Indoor, Festival Catarinense de Bodyboarding, Festival de Alegoria do Morro do Careca, Supercopa América de Futsal, Circuito Catarinense Stance de Jiu-Jitsu.

Um dos eventos mais tradicionais é a Virada Esportiva & Cultural, desenvolvida em diversos pontos da cidade de 18 a 21 de julho. Nos três dias, serão 55 horas de esporte, cultura e diversão.

Encerrando a programação e estendendo-a até agosto, o 3º Arrancadão de Canoas Artesanais será realizado em 3 e 4 de agosto, na Barra Sul e na Praça do Pescador, com competições, brincadeiras e shows.

Rafael Weiss

Jornalista, sócio do Viva Balneário, pós graduado em Jornalismo Empreendedor, músico ocasional, trabalha com assessoria de imprensa e marketing político desde 2000.