Crescimento do ecoturismo impacta o mercado imobiliário de regiões agrestes

(FOTO: ZENA TOMIO) No Brasil a expansão tem sido acima da média mundial, com incremento de cerca de 30% ao ano, contra apenas 8% do mercado global. Valorização imobiliária na região das praias agrestes de Balneário Camboriú, cidade do litoral norte-catarinense que já tem o metro quadrado mais valorizado do país, é indicação a investidores, já que pode chegar a 150% em menos de cinco anos.

O ecoturismo deve movimentar, até 2027, cerca de U$ 333,8 bilhões no mundo, segundo pesquisa realizada pelo Statista, plataforma internacional especializada em dados de mercado e consumidores. No Brasil, o crescimento tem sido acima da média mundial, cerca de 30% ao ano, contra apenas 8% do mercado global. Dessa forma, o mercado de investimentos imobiliários tem se beneficiado com o avanço na procura por locais afastados do centro, como no caso das praias agrestes de Balneário Camboriú, no litoral norte-catarinense, cidade com maior valorização imobiliária do país. As regiões mais próximas à Mata Atlântica têm praias com água cristalina e selo de Bandeira Azul, que certifica a preservação ambiental no local, além de natureza exuberante e restinga preservada.

“Os imóveis de alto luxo frente mar e centro de Balneário Camboriú são, de fato, os mais cobiçados do país com valorização entre 20% a 40% ao ano. Porém, se trata de uma área onde há escassez de terrenos e, na região das praias agrestes, existe um enorme potencial a ser explorado com opções de casas amplas e grandes quintais integrados com a Mata Atlântica. O aumento na demanda desse tipo de imóvel, em meio à natureza mas, ao mesmo tempo, de fácil acesso aos serviços da área central, tem gerado excelente valorização para quem deseja investir. Já há casos em que o incremento chegou a 150% em menos de cinco anos”, explica o especialista em mercado imobiliário Bruno Cassola.

Para chegar à região agreste de Balneário Camboriú, o acesso é pela rodovia Interpraias, que conecta o centro com seis praias: Estaleirinho, Estaleiro, Pinho, Taquaras, Taquarinhas e Laranjeiras. No trajeto há oito mirantes com paisagens de tirar o fôlego. O local conta ainda com atividades como trilhas ecológicas, arvorismo, esportes radicais e náuticos.

Um dos imóveis é uma casa de frente para o mar que está avaliada em R$ 20 milhões. Construída em um terreno com 1385 metros quadrados, tem cinco dormitórios, sendo quatro suítes, além de living integrado com a área da piscina de frente para o mar. Os dois principais quartos têm sacada interligada com vista para a Praia do Estaleiro, de onde é possível admirar o nascer do sol.

“Considerado um diamante raro na beira-mar de Balneário Camboriú, este imóvel é um dos mais cobiçados que temos na atualidade por proporcionar aos futuros moradores exclusividades, como morar em uma casa luxuosa, com piscina privativa de frente para o mar, e, ao mesmo tempo, ter tranquilidade, natureza e a sensação de viver com o pé na areia e apenas alguns passos do mar. A região das praias agrestes de Balneário Camboriú é a nova bola da vez do mercado imobiliário e uma excelente opção para quem busca investimento seguro e com rentabilidades elevadas”, afirma Cassola.

Rafael Weiss

Jornalista, sócio do Viva Balneário, pós graduado em Jornalismo Empreendedor, músico ocasional, trabalha com assessoria de imprensa e marketing político desde 2000.