Em seu aniversário de 58 anos, Câmara de Balneário Camboriú lança nova identidade visual

Nesta quarta-feira, dia 15 de novembro, a Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú completa 58 anos de sua instalação. Para celebrar a data, a Casa do Povo lança uma nova identidade visual mais acessível, que simboliza o compromisso da instituição com o cidadão e com Balneário Camboriú.

“Desde o início deste processo, nosso principal desejo foi o de aproximar a casa do povo da população. A nova logomarca vai ao encontro disso, uma Câmara de portas abertas, mais acessível para os cidadãos de Balneário Camboriú. Estamos muito orgulhosos porque chegamos a um resultado que simboliza nossa cidade, acredito que os munícipes poderão se identificar e compreender que o Poder Legislativo é feito por eles e para eles”, comenta o presidente da Câmara, vereador David LaBarrica (Patriota).

A mudança foi pensada com o objetivo de tornar a marca mais fácil de ser reconhecida, trazendo modernidade ao mesmo tempo em que homenageia a história e os símbolos da cidade.

Para isso, a antiga composição do brasão do Poder Legislativo com a abreviação CVBC foi substituída por um brasão aberto na parte superior, representando, em sua composição, elementos característicos da cidade: um barco de pesca, as ondas do mar e o sol.

Variando de acordo com a necessidade de aplicação, os dizeres “Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú” são apresentados junto do brasão, na sua lateral direita ou abaixo do símbolo, escrito em fonte exclusiva e com destaque, tornando a mensagem mais legível.

A nova identidade visual mantém as cores amarela e azul, com variedade de tons, utilizadas pela instituição e pelo Município.

“O redesenho da marca é um complemento importante às ações que a Comunicação vem desenvolvendo ao longo do ano, pautadas em prestar contas e informar sempre com a mensagem mais fácil de compreender, diminuindo a distância entre o Legislativo e a população”, declara a diretora de Comunicação, Daniele Sisnandes dos Reis.

A nova identidade visual foi desenvolvida pela Tempo Brasil (agência que venceu em 2023 a licitação para realizar a publicidade da Câmara), sendo apresentada à presidência e ao Departamento de Comunicação, e, após realizados os ajustes indicados, foi apresentada em reunião aos vereadores.

“A marca da Câmara não representava a cultura, os aspectos geográficos e a população de Balneário Camboriú. Através de pesquisa com a comunidade, estudos e um trabalho personalizado, o novo projeto de branding visa não somente a nova marca e identidade visual, mas sim um conjunto de ações de comunicação que amplia a proximidade com todos os munícipes”, finaliza o diretor-executivo da Tempo Brasil, Adriano Cordeiro.

A nova logomarca é constituída pelos seguintes elementos:

– Brasão – A nova marca da Câmara tem sua base e referência nas raízes históricas do Legislativo brasileiro.

 Canoa – Símbolo da pesca artesanal, representa a cultura tradicional proveniente do Bairro da Barra, o marco-zero do município.

– Mar – Representa Balneário Camboriú em sua essência, o presente da cidade.

 Sol nascente – Simboliza igualdade e o ideal de um futuro promissor, construído diariamente pelo trabalho da Câmara de Vereadores para toda a população, sem distinções.NOVA MARCA CAMBC

Rafael Weiss

Jornalista, sócio do Viva Balneário, pós graduado em Jornalismo Empreendedor, músico ocasional, trabalha com assessoria de imprensa e marketing político desde 2000.