Estudo revela crescimento do mercado de luxo no mundo e iates cada vez maiores

mercado de luxo azimut

(FOTO: DIVULGAÇÃO)

Itens de alto luxo, colecionáveis como joias, relógios, carros, obras de arte e vinhos seguem em crescimento no mundo. O desempenho também é positivo no mercado de iates no Brasil. Diferentemente dos bens tradicionais, o consumo de luxo está conectado ao valor emocional e reflete cada vez mais a personalidade do comprador.

O novo relatório global da Knight Frank Luxury Investment Index (KFLII), publicado na The Wealth Report 2023, que rastreia uma seleta gama de 10 itens colecionáveis, constatou um aumento médio de valores de 7% nos últimos 12 meses, até junho de 2023, com destaque às obras de arte (inclusive as digitais e novos talentos) que cresceram em 30%, além de relógios, joias e carros. Em 2022, o mercado global de luxo atingiu o valor recorde de cerca de US$ 374,50 bilhões, segundo levantamento da Bain & Company. A projeção é que o setor encerre 2023 com crescimento de 9% a 12% maior que o ano passado.

O mesmo desenvolvimento vem acontecendo no mercado de iates. A Azimut Yachts, maior fabricante de embarcações de alto luxo do mundo, registrou um crescimento de 25% neste ano náutico (set/22 a ago/23) e projeta crescimento também de dois dígitos para o próximo período. No Brasil, único estaleiro da marca além dos outros cinco na Itália, a empresa produz uma gama de seis embarcações de alta complexidade, com destaque para os modelos: Azimut 83, que impressiona por combinar o requinte interior de uma casa de luxo, acabamentos e móveis de design com amplas áreas externas, e a Azimut Grande 27 Metri, esta que é considerada a embarcação mais tecnológica e luxuosa produzida no país, um “gigante” com uma área equivalente a cerca de 350 m2 e, inclusive, apreciada por grandes empresários e super astros mundiais.

“Não se trata apenas de exigência de consumidores, no mercado Triple A, é um investimento muito peculiar, que vai além do valor financeiro. Está nos detalhes, no conforto, em valores culturais, em compor um cenário seguro, elegante, em que o consumidor possa trazer a família e os amigos. O produto, o ambiente em que você vive e trabalha, seus objetos, de certa forma, representam seus gostos e trajetória. Após a pandemia, é perceptível que pessoas estão mais focadas em trazer para perto o que as define e, por isso, estão investindo mais em qualidade de vida”, explica o CEO da Azimut Yachts do Brasil, Francesco Caputo.

Um dos diferenciais da Azimut 83 que caiu no gosto do consumidor brasileiro é o flybridge, considerado o terraço da embarcação e que, neste caso, pode ser comparado a um SPA sobre as águas. Apenas essa área, localizada acima do convés principal, tem mais de 42 m2 e é totalmente mobiliada e equipada com produtos de design italiano. Tem opção de jacuzzi, lounges com espreguiçadeiras para banhos de sol e relaxamento, confortáveis sofás para aproveitar a navegação e um espaço confortável gourmet.

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Já a Azimut 27 Metri revolucionou a categoria dos megaiates no mundo já pelo seu design imponente e com toque de esportividade desenvolvido em fibra de carbono. Imponente, repleta de confortos e soluções tecnológicas, a gigante de 27 metros foi projetada em cada detalhe para oferecer experiências únicas sobre as águas. A embarcação conta com uma configuração inédita que possibilita cinco espaçosas suítes e grandes áreas de convivência com todo conforto e excelência do design italiano.

“Hoje as pessoas que ingressam no mundo náutico, já iniciam na navegação optando por um iate Azimut, o que demonstra a mudança do perfil do investidor de luxo. Conforto, tecnologia, design, inovação, atendimento personalizado e sofisticação italiana em cada detalhe para proporcionar as melhores experiências a bordo são hoje bastante observadas pelos clientes em geral, inclusive quem está adquirindo o seu primeiro barco.”, explica o CEO da Azimut Yachts Brasil, Francesco Caputo.

O nicho que seduz o mundo continua aquecido e aponta ventos favoráveis para os próximos anos. O Brasil tem enorme potencial náutico a ser desenvolvido, com mais de 7,5 mil quilômetros de costa e 41 mil km de vias interiores navegáveis, o país já é destaque no setor internacionalmente.

Sobre a Azimut Yachts

Azimut Yachts é uma marca do Grupo Azimut | Benetti com matriz na Itália. Com suas coleções Atlantis, Verve, Magellano, Flybridge, S e Grande, oferece a maior variedade de iates de 40 a 120 pés e é reconhecida como a maior fabricante de iates de luxo do mundo. Está presente em mais de 70 países por meio de uma rede de 138 centros de vendas e assistência. Além disso, conta com fábrica no Brasil desde 2010, que produz embarcações entre 51 e 100 pés.

www.azimutyachts.com.br

Rafael Weiss

Jornalista, sócio do Viva Balneário, pós graduado em Jornalismo Empreendedor, músico ocasional, trabalha com assessoria de imprensa e marketing político desde 2000.