Imposto de Renda

Quem adquiriu um imóvel ou está fazendo o financiamento de uma casa ou apartamento deve ficar atento à declaração de imóveis no imposto de renda. Saber fazer a declaração corretamente pode evitar dores de cabeça futuras com o leão. Seja com um imóvel financiado, um imóvel na planta ou mesmo um dinheiro conquistado com a venda de imóveis, é preciso saber como calcular o imposto de renda para não ter problemas futuros. Se você não sabe o que é IR, veja como funciona e como declarar o seu imposto de renda corretamente.

imposto de renda: Como declarar imóveis

O imposto de renda é, muito provavelmente, o tipo de tributo mais conhecido no Brasil. Quando a época de declaração de imposto de renda chega (normalmente os prazos finais são por volta do mês de abril), muitas pessoas ficam preocupadas e não sabem como é a melhor de fazer a declaração de bens. Vamos falar sobre as principais dúvidas das pessoas sobre o assunto e os links relacionados para solucionar os problemas.

Quem deve declarar o imposto de renda

O primeiro critério para ver se você tem que declarar imposto de renda é relacionado aos ganhos adquiridos no ano anterior (ou seja, em 2013 você terá que declarar o imposto de renda 2012). Se você for pessoa física e ganha mais do que R$ 23.499,15, deve declarar imposto de renda. Casas ou apartamentos de até 300 mil reais também recolhem imposto. Todas as pessoas jurídicas têm que fazer a declaração anual.

Se você vendeu um imóvel e comprou outro imóvel no valor de até 440 mil reais em menos de 180 dias, tem isenção do imposto por parte da receita federal. É preciso ficar atento também a ganhos acumulados em aluguéis. Eles devem ser somados ao ganho anual e inclusos na declaração.

Como Calcular o Imposto de Renda

Para saber o quanto deve ser pago anualmente no imposto de renda, é preciso recorrer a tabela IR (do imposto de renda) ou a Tabela IRPF (voltado para pessoas físicas). De acordo com a faixa salarial ganha, você vai verificar o quanto deve pagar de imposto de renda. Confira no link abaixo a tabela com os valores a serem pagos no Imposto de Renda:

Tabela Imposto de Renda (IR)

Declaração de Imposto de Renda (IR)

Um software da Receita Federal também pode ajudar no cálculo do imposto de renda. Anualmente, o órgão libera o programa para fazer a simulação e a declaração para o imposto de renda. Você pode baixá-lo no link abaixo:

Programa para fazer o pagamento do imposto de renda

Restituição Imposto de Renda

Uma boa notícia para quem faz a declaração e pagamento do imposto de renda é a possibilidade da Receita Federal fazer a devolução de um pouco do que foi pago. É a restituição do imposto de renda, que começa alguns meses após o pagamento. A receita Federal usa alguns critérios para ver quem recebe o valor primeiro. A restituição é normalmente liberada em lotes e pode ser consultada no link abaixo:

Restituições IRPF.

Rafael Weiss

Jornalista, sócio do Viva Balneário, pós graduado em Jornalismo Empreendedor, músico ocasional, trabalha com assessoria de imprensa e marketing político desde 2000.