Mais alto grafite do Brasil está sendo feito em Balneário Camboriú

(FOTO: DIVULGAÇÃO) Lateral de edifício com mais de 110 metros de altura, em Balneário Camboriú, vai ganhar mural com curadoria feita pela Open Street Gallery

Um dos edifícios mais icônicos e central de Balneário Camboriú, cidade do litoral norte-catarinense que ficou conhecida internacionalmente pelos arranha-céus de luxo, vai ser repaginado com as cores do artista Marlon Muk. O mural a céu aberto, que está sendo feito no Edifício Cosmos, terá 111,77 metros de altura por 5,54 metros de largura, ou seja 619,20 m2 , e já é considerado o mais alto do Brasil e está entre os mais altos do mundo. A ação faz parte do projeto #cidadeincomparável, realizado pela construtora EMBRAED em parceria com o movimento Open Street Gallery. A pintura começou em 17 de fevereiro e deve levar 10 dias para ser concluída.

“Criamos o projeto #cidadeincomparável para interagir diretamente com as pessoas que circulam pela cidade e também para criar um encontro da vida urbana com a arte de forma criativa e orgânica. As intervenções artísticas que serão desenvolvidas na cidade vão muito além de apenas dar cor à cidade, é uma forma de potencializarmos as belezas do nosso litoral. Com essa gentileza urbana queremos construir uma nova atmosfera para quem mora em Balneário Camboriú e também para quem visita a cidade, para que possam vivenciar essa conexão entre o urbanismo e a arte, além de encantar aos olhos com os grandes projetos que vamos desenvolver nos próximos meses”, explica a presidente da EMBRAED Tatiana Rosa Cequinel. O mural no edifício Cosmos será a terceira ação do projeto #cidadeincomparável, que já revitalizou o mirante do Encanto, em Itapema, e o prédio dos Bombeiros, em Balneário Camboriú.

(FOTO: DIVULGAÇÃO) artista que assinará a obra é o Marlon. Ação faz parte do projeto#cidadeincomparável, realizado pela construtora EMBRAED

Para o diretor da Open Street Gallery, Murilo Trevizol, campanhas como esta lançada em parceria com a EMBRAED são essenciais para ampliar o acesso à arte e à cultura. “Queremos transformar a cidade numa grande galeria a céu aberto porque a arte transforma a vida das pessoas. A Arte tem o poder de unir, mover e transformar e essa é uma gentileza urbana que queremos deixar para as próximas gerações”, comenta Murilo.
O artista escolhido pela EMBRAED e pela Open Street Gallery é Marlon Muk, grafiteiro renomado que já assinou obras nos quatro cantos do país. A arte criada na lateral do edifício Cosmos terá inspiração na natureza, tão rica na cidade. “Balneário Camboriú é uma cidade cheia de belezas naturais e, como é um edifício frente mar, busquei destacar o Sol. É ele que dá a tonalidade a todo o mural, com seus raios que permeiam as folhas de uma Costela de Adão. Escolhi essa planta pela sua simetria e seus significados”, detalha Muk. Segundo a filosofia chinesa, a Costela de Adão é uma planta capaz de atrair boa sorte para os ambientes nos quais é inserida. Por isso, é fortemente recomendada no Feng Shui.

Sobre a Open Street Gallery

A OpenStreetGallery.co é um movimento coletivo de arte urbana atuante em Balneário Camboriú e região desde 2017. O principal objetivo do projeto é contribuir na valorização e diversidade da arte e ressignificar ambientes do cotidiano das cidades. Entre as principais ações está a revitalização do Beco do Brooklyn, espaço com mais de 400 metros quadrados que era inutilizado e foi transformado em uma galeria de arte a céu aberto com diversas opções gastronômicas.

Sobre a EMBRAED Empreendimentos

Fundada em 1984, a EMBRAED é pioneira na construção de luxo em Balneário Camboriú, Santa Catarina (Brasil). O município está no topo do ranking em valorização imobiliária. Possui 44 edifícios já finalizados, quase mil colaboradores e um centro de produção próprio de mais de 20 mil m2 para dar formas aos seus trabalhos únicos, o Padrão EMBRAED. O seu padrão já atravessou fronteiras tanto que foi a escolhida para desenvolver o primeiro empreendimento residencial da grife italiana Tonino Lamborghini no país.
Em 2021, expandiu sua atuação e lançou um projeto em Itapema (SC) e outro em Maringá (PR). É considerada a melhor construtora em satisfação do cliente do Brasil pelo Instituto MESC – Melhores Empresas em Satisfação do Cliente e referência no segmento da construção civil em práticas para a equidade de gênero e promoção da liderança feminina no Brasil pela “Pesquisa Mulheres na Liderança 2021” promovida pela Ipsos e a ONG Women in Leadership in LatinAmerica (WILL), em parceria com os jornais Valor Econômico e O Globo e as revistas Época Negócios e Marie Claire. Também é a primeira construtora de Balneário Camboriú a receber a ISO 14001, certificação internacional que garante a prática de sistemas de proteção ambiental.

Rafael Weiss

Jornalista, sócio do Viva Balneário, pós graduado em Jornalismo Empreendedor, músico ocasional, trabalha com assessoria de imprensa e marketing político desde 2000.