MSC Preziosa inicia temporada de cruzeiros em Balneário Camboriú

Na manhã desta terça-feira, 21, o MSC Preziosa iniciou a temporada de cruzeiros 2017/2018 na cidade de Balneário Camboriú.  Um pouco depois das 7h00 da manhã o navio aportou em frente a Praia Central e aos poucos, centenas de passageiros iniciaram o desembarque do navio até ao Atracadouro Barra Sul através dos tenders que levam até 150 pessoas por vez. O MSC Preziosa aporta pela segunda vez na cidade. A primeira em abril, numa parada teste, onde o Grupo Tedesco, que administra o Atracadouro Barra Sul, provou que poderia receber bem os turistas e as embarcações. A partir dali, as companhias de navios de cruzeiros se interessaram pelo destino e para esta temporada já estão confirmados 20 paragens dos navios.

MSC Preziosa Atracadouro Barra Sul

Navio trouxe mais de 4 mil passageiros de diversas nacionalidades até BC.

De acordo com Júlio Tedesco, proprietário do Atracadouro Barra Sul, já para a próxima temporada – 2018/2019 – estão confirmadas 27 paradas de navios de cruzeiros no Atracadouro Barra Sul. Também já na próxima temporada, a possibilidade também do destino Balneário Camboriú se tornar uma área de embarque, mas tudo dependerá de alfandegamento junto aos órgãos federais e locais competentes. Júlio também explicou que hoje, os comandantes dos navios de cruzeiros estão preferindo parar em locais como o de Balneário Camboriú, com o navio sendo fundeado em frente a praia e os passageiros indo para terra através dos tenders. “É uma forma econômica para eles e é tudo muito seguro e rápido. Um pier de atracação há a necessidade da presença de um prático no navio e também de rebocadores, tudo isso deixa o turismo de navios com preços exorbitantes e as paradas inviáveis”, explica Tedesco que destaca ainda, que atracação em porto, trará um enorme prejuízo ambiental para o estuário do Rio Camboriú.

MSC Preziosa

Tenders com capacidade para 150 turistas fizeram o translado do navio até o Atracadouro Barra Sul durante todo o dia.

Na manhã de hoje foi observado a variedade de turistas que estavam desembarcando na cidade. O MSC Preziosa chegou na Praia Central com mais de 4 mil passageiros. Destes, uma parte grande de brasileiros, mas destacam-se nesta parada, a presença de turistas da Argentina, Austrália, Bolívia, Brasil, China, Espanha, EUA, França, Itália, Japão, Portugal, Romênia e Ucrânia. Os turistas eram recepcionados em terra por equipes da MSC Cruzeiros e do Atracadouro Barra Sul. Alguns já com pacotes comprados rapidamente se deslocaram para seus destinos, como o Beto Carrero World e também, ao lado, o Parque Unipraias. A cidade nesta situação estava bem preparada. O prefeito Fabrício Oliveira e o vice-prefeito, Carlos Humberto, estiveram presentes na chegada do primeiro navio oficialmente na cidade.

atracadouro barra sul turistas

Para o prefeito, o Atracadouro Tedesco está consolidando em Balneário Camboriú o turismo de cruzeiros, trazendo investimentos para a cidade, trazendo turistas ávidos por deixar divisas no comércio e na gastronomia local e principalmente, fazendo Balneário Camboriú virar um destino turístico para o mundo. O vice-prefeito e empresário da construção civil, Carlos Humberto, também destacou o momento como importante para o turismo e o desenvolvimento econômico da cidade e espera que o turismo de cruzeiros seja uma consolidação do turismo de Balneário Camboriú, construído há tantos anos com ações empreendedoras como a do Grupo Tedesco.

Fotos: Bruno Testoni/VIVA BALNEÁRIO 

Rafael Weiss

Jornalista, sócio do Viva Balneário, pós graduado em Jornalismo Empreendedor, músico ocasional, trabalha com assessoria de imprensa e marketing político desde 2000.