Parque Unipraias comemorou 20 anos

No último dia 26 de agosto o Parque Unipraias comemorou 20 anos de atividades em Balneário Camboriú. No último dia 21, a Câmara de Vereadores da cidade realizou uma Sessão Solene em homenagem aos 20 anos do parque, homenageando as famílias Tedesco e Bogo, donas da empresa Bontur, proprietária do Parque Unipraias. Na oportunidade os vereadores e o prefeito de Balneário Camboríu, Fabrício Oliveira, homenagearam o empreendedorismo das duas famílias, que há 20 anos inauguraram um dos parques com bondinhos aéreos mais modernos do Sul do país. Hoje a Bontur possuí bondinhos aéreos em Aparecida do Norte, em São Paulo e na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul.

Parque Unipraias Sessão Solene

Vereadores e Prefeito homenageiam famílias Tedesco e Bogo pelos 20 anos do Parque.

Segundo o empresário Júlio Tedesco, a ideia de fazer um parque na Barra Sul para o Morro da Aguada, surgiu muito antes, quando seu pai, Normando Tedesco, adquiriu terras em Balneário Camboriú. Há mais de 70 anos, num sobrevôo, Normando Tedesco teve que pousar forçadamente um monomotor na cidade por problemas técnicos. O local escolhido pelo piloto foi a ponta sul da Praia Central, então naquela época, pouquíssima habitada, assim como as demais regiões da cidade. Era a praia de Camboriú. Normando adquiriu as terras e tinha um sonho de fazer o bondinho aéreo saindo da ponta sul até o alto do Morro.

Cerca de 50 ano depois a família Bogo procurou a família Tedesco falando de um projeto para ligação da ponta sul, morro da Aguada e Praia de Laranjeiras. Os Bogo em férias na Europa viram os modernos equipamentos fabricados na Itália da empresa Leitner e vislumbraram um bom negócio trazer o equipamento ao país. Ao procurar da família Tedesco, segundo Júlio, em pouco tempo o negócio e a parceria foram fechados e a Bontur foi criada. Em um pouco mais de um ano, a Bontur conseguiu licenças ambientais e autorizações municipais, iniciando a construção do complexo. Nestes 20 anos, o Parque Unipraias se tornou referência em turismo para Balneário Camboriú e Santa Catarina, sendo uma das atrações privadas mais visitadas no Estado.

Bondinhos aereos parque unipraias

Novos bondinhos são mais espaçosos e modernos.

O Parque Unipraias nestes 20 anos, além de realizar o transporte ligando duas praias, o único no mundo que liga duas praias, também incentivou a interação de visitantes e moradores com a natureza. Após sua instalação, até mesmo o morro da Aguada, que sofria com invasões, queimadas e explorações irregulares, se firmou como um local de preservação de espécies e do bioma da região. Um dos projetos, leva há 20 anos milhares de estudantes e professores para o Parque Unipraias, onde visitam e aprendem no lugar. Outros equipamentos também melhoraram a performance de visitas no parque, com inaugurações de equipamentos como a Floresta Encantada, o Youhoo e o Zip Rider.

Saiba mais sobre as atrações do Parque Unipraias

Rafael Weiss

Jornalista, sócio do Viva Balneário, pós graduado em Jornalismo Empreendedor, músico ocasional, trabalha com assessoria de imprensa e marketing político desde 2000.