Obrigado Júlio Tedesco!

Julio Tedesco Unipraias

Foi um enorme prazer ter convivido com seu Júlio.

Na última sexta-feira, 20 de fevereiro,  a cidade recebeu uma notícia impactante. Faleceu, em virtude de complicações da Covid-19, o empresário Júlio Tedesco. A notícia teve um maior impacto justamente, pois pouca gente sabia que Júlio estava há um mês em Porto Alegre, lutando contra este vírus que já levou quase 250 mil vidas em todo Brasil.

Júlio Tedesco foi um importante, se não o mais importante, empresário que apostou no turismo em Balneário Camboriú nas últimas décadas. Atualmente seus maiores empreendimentos eram o Parque Unipraias, fundado em 1999, a Marina Tedesco e por último, o Atracadouro Barra Sul, responsável pela chegada de milhares de turistas em navios de cruzeiros nos últimos anos. Júlio também comandava o Barco Pirata, junto do complexo turístico no pontal sul da cidade. Lá atrás, nos anos 1980,foi dono do camping da Barra Sul e do shopping de verão, que foram primordiais para o desenvolvimento turístico da região nos anos seguintes.

Para nós do Viva Balneário, a perda não se deu apenas por Júlio Tedesco ter sido um grande parceiro de nosso portal, mas por ter sido um verdadeiro amigo. Eu por exemplo, tinha enorme admiração por Júlio, como um grande empreendedor que dava atenção a você a cada visita, telefonema ou mensagem, mas admiração por ser uma grande pessoa. Simpático, atencioso e sempre sorrindo, foi a sua maior arma para conquistar as pessoas e essas armas que transformaram o turismo em Balneário Camboriú. Júlio Tedesco conduzia seus negócios não apenas fazendo parceiros,  mas  fazendo amigos.

Julio Tedesco

Entrevista que fiz com seu Júlio em 2018.

Outra virtude que podemos destacar deste empresário, era sua obstinação em ver a cidade dar certo e para isso, ele colaborava constantemente com o trade turístico, com as organizações sociais e os muitos governos que passaram pela cidade e pelo estado, era um incentivador nato e que lutava para que o turismo tivesse estrutura necessária para ter sucesso.

A sexta-feira que passou foi triste, pois sua partida, além da grande surpresa, causou um sentimento em todos nós em BC, que ainda esperávamos mais  novidades de Júlio Tedesco, ele sempre tinha mais para  contribuir para com o turismo da cidade.  No último ano, nem a pandemia tirava seu sorriso e a sua confiança e perspicácia, mas foi justamente ela que levou Júlio Tedesco de nós.

Me lembro de 2020, quando estávamos em lockdown,  durante longos dias o Parque Unipraias foi fechado à visitação. Confiante e esperançoso, Júlio não mandou embora nenhum colaborador, pelo contrário, garantiu os empregos e os salários destas famílias.

Nossa homenagem ao “Seu Júlio”, como chamávamos, será eterna em nosso portal. Creio que Júlio lá de onde estiver, terá orgulho de ter passado por este mundo e feito o que fez. Para nós restará a saudade e as boas lembranças.

Obrigado Seu Júlio! Até um dia!

ENTREVISTA JÚLIO TEDESCO

Rafael Weiss

Jornalista, sócio do Viva Balneário, pós graduado em Jornalismo Empreendedor, músico ocasional, trabalha com assessoria de imprensa e marketing político desde 2000.